Programa de Recompensas Ágil

Após a abordagem demonstrar sucesso gradualmente é transformada em crença compartilhada. As suposições fundamentais básicas são o resultado de consecutivos sucessos em implementar certas crenças e valores que tendem a não ser confrontados ou debatidos, ou seja, são difíceis de mudar SCHEIN, SCHEIN, E.

Hofstede HOFSTEDE, G. Dimensionalizing Cultures: the Hofstede Model in Context. Online Readings in Psychology and Culture, [s. em seu estudo apresenta a diferença cultural das nações através de dimensões, tais como, individualismo e coletivismo, distância do poder, masculinidade e feminilidade, evitar a incerteza, orientação de curto e longo prazo e indulgência e restrição.

Sendo a nacionalidade importante para a gestão e consequentemente para a cultura organizacional devido a questões políticas, sociológica e psicológica. Estes aspectos são inerentes dentro de um país para a formação da cultura, pois os indivíduos compartilham a forma de pensar, valores e crenças HOFSTEDE, HOFSTEDE, G.

Os valores são princípios e metas que norteiam o comportamento do indivíduo, que é o elemento integrador compartilhado por todos ou por parte dos membros da organização. Os valores têm como função orientar a vida da empresa e guiar o comportamento dos seus membros, criando sobre eles modelos mentais semelhantes relativos ao funcionamento e à missão da organização TAMAYO; GONDIM, TAMAYO, A.

Escala de valores organizacionais. Revista de Administração, São Paulo, v. Para analisar os valores culturais por meio das dimensões, Schwartz e Ros SCHWARTZ, S. Values in the west: a theoretical and empirical challenge to the individualism-collectivism cultural dimension.

World Psychology, [s. derivaram as questões da seguinte forma: 1 definir a natureza da relação entre o indivíduo; 2 como garantir um comportamento responsável que preserva o tecido social; e 3 qual é a relação da humanidade com o mundo natural e social.

Entre os desafios na era digital para a inovação e a estratégia das organizações estabelecidas no mercado, está a cultura organizacional. Algumas culturas podem ser estimulantes e motivadoras, fazendo com que as pessoas trabalhem com eficiência e eficácia e sejam mais criativas.

Os fatores que podem auxiliar a cultura organizacional para o engajamento são o sentimento de pertencimento e a possibilidade de impactar e de decidir sobre o trabalho LANZER, LANZER, F.

Clima e cultura organizacional: entender, manter e mudar. Scotts Valley: Createspace, Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, A cultura organizacional tem impacto sobre o desempenho dos negócios e, entre as principais maneiras, estão a criação da direção estratégica e seus respectivos objetivos, a adaptabilidade e flexibilidade, o envolvimento e engajamento dos funcionários e a obtenção de uma consistência do conjunto de valores essenciais.

Os valores e os princípios estruturam a ação para se colocar em prática a estratégia organizacional DENISON et al. A força da cultura organizacional nas empresas globais: como conduzir mudanças de impacto e alinhar a estratégia e cultura. A cultura organizacional é o mecanismo de incentivo e de promoção do desenvolvimento de ideias inovadoras na empresa, gerando mudanças na relação entre os colaboradores e a sua gestão PULGARIN-MOLINA; ALEJANDRA GUERRERO, PULGARIN-MOLINA, S.

Innovative organizations: is a specific culture found in such an environment. REGE Revista de Gestão, São Paulo, v. Os fundadores ou os líderes criam a cultura da organização por meio de suas crenças, valores e suposições.

No decorrer da sua existência, é necessário que haja a fixação e o aculturamento para novos membros. Entre esses mecanismos destacam-se os líderes que alocam os recursos e realizam as recompensas, os sistemas, os procedimentos da organização e os ritos e rituais SCHEIN, SCHEIN, E.

O estilo da liderança dos supervisores imediatos obtém uma influência maior e está relacionado à percepção dos funcionários sobre a cultura organizacional BLOCK, BLOCK, L. O líder, que possui uma comunicação adequada com a equipe, poderá obter mais envolvimento e mais motivação das pessoas, alcançando, assim, a missão e as metas da organização GROFF; MARSCHNER; SANÉ, GROFF, P.

Cultura organizacional, liderança e comunicação interna: a sinergia necessária para enfrentar os novos tempos. Revista de Administração, Frederico Westphalen RS , v.

A cultura afeta tanto a liderança quanto a liderança afeta a cultura. Os líderes precisam estar atentos à conservatividade, refletida nas crenças, nos valores, nas suposições, nos ritos e nas cerimônias, embutida na cultura e que pode dificultar os esforços para mudar a organização.

É necessário modificar aspectos-chave da cultura para as novas direções desejadas, por exemplo, inventar novos ritos que simbolizam o valor da própria mudança BASS; AVOLIO, BASS, B. Transformational Leadership and Organizational Culture.

Public Administration Quarterly, [s. Diante do impacto na cultura organizacional a liderança precisa apoiar a transição para os métodos ágeis, pois é necessária uma mudança cultural que abrace toda a empresa, para evitar conflitos de valores e princípios e obter valor nos métodos ágeis.

A transformação da inovação para ciclos curtos e adotar um comportamento flexível para testar as opções requer apoio da liderança, transparência, autonomia, alinhamento e capacitação. Para tal, a cultura organizacional é o mecanismo de incentivo e de promoção do desenvolvimento de ideias inovadoras na empresa DUARTE et al.

A estratégia da inovação radical: como qualquer empresa pode crescer e lucrar aplicando os princípios das organizações de ponta do Vale do Silício.

A pesquisa classificou-se como mista e descritiva, sendo realizada em duas etapas para a consecução dos objetivos. Primeiramente, foi realizada a etapa quantitativa por esta permitir grandes amostras da população, ou seja, os resultados, tal como um retrato real da população-alvo da pesquisa.

Posteriormente, foi realizada a pesquisa qualitativa para permitir uma melhor compreensão e explicação dos fatos FONSECA, FONSECA, J.

Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, A pesquisa quantitativa tende a criar modelos abstratos ou a descrever e explicar fenômenos que produzem regularidades recorrentes e exteriores aos sujeitos MINAYO; DESLANDES; GOMES, MINAYO, M.

Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, A pesquisa qualitativa trata do universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Sendo esse o conjunto de fenômenos que faz parte da realidade social MINAYO; DESLANDES; GOMES, Os participantes da pesquisa foram, principalmente, os funcionários do Departamento de Tecnologia da informação TI de empresas privadas.

São profissionais com cargos de analista de sistemas, de qualidade, de suporte, Scrum Masters ou Agile Masters , Product Owners , Agile Coach e as respectivas lideranças. A escolha desses profissionais se deu devido à atuação nos métodos ágeis e pela importância deles como agentes de mudança na transformação cultural.

No primeiro momento da pesquisa quantitativa , os pesquisadores entraram em contato com os diversos profissionais e empresas para divulgar e enviar o instrumento de coleta de dados questionário on-line , o que implicou a participação por acessibilidade. O envio foi realizado por meio dos grupos de redes sociais: Linkedin e Facebook , empresas em que os pesquisadores realizaram consultoria e tem contato, e por e-mails de colegas da área.

Os respondentes somaram entre o período de agosto e setembro de , e as entrevistas individuais foram realizadas com sete participantes no período de setembro e outubro após a concessão para entrar em contato. Na sequência, foi realizada entrevista semiestruturada por meio de um roteiro preestabelecido, que poderia ser alterado no decorrer das entrevistas, já que se tratava de uma conversação efetuada face a face MARCONI; LAKATOS, MARCONI, M.

Fundamentos de metodologia científica. As entrevistas ocorreram após a coleta dos dados realizada com a aplicação do questionário para permitir uma melhor compreensão dos resultados obtidos referentes aos valores individuais e organizacionais e ao processo de mudança cultural.

Como já mencionado, as entrevistas foram realizadas com sete indivíduos por meio de ferramenta on-line Zoom com contato prévio após as respostas obtidas do questionário.

As entrevistas tiveram tempo médio de 40 minutos e foram transcritas após a sua realização. Os instrumentos, questionário e roteiro de entrevista, foram elaborados com base em Kotter KOTTER, J. e Tamayo, Mendes e Paz TAMAYO, A. O processo de análise e interpretação dos dados envolve diversas etapas, a fim de estabelecer os resultados obtidos pela pesquisa GIL, GIL, A.

Como elaborar projetos de pesquisa. Diante da proposta do método misto, utilizando-se a estratégia explanatória sequencial, é necessário analisar os elementos quantitativos para evidenciar as relações entre as variáveis de estudo, quantificar as informações obtidas por meio dos dados qualitativos e, finalmente, gerar a combinação dos dados quantitativos e qualitativos CRESWELL, CRESWELL, J.

Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Penso, Entre os procedimentos, por último, foi realizada a análise de conteúdo com a categorização inferência, descrição e interpretação. As atividades foram decompor os dados em partes, distribuir essas partes em categorias e descrever o resultado da categorização e a inferência dos resultados CRESWELL, ; MINAYO; DESLANDES; GOMES, MINAYO, M.

As categorias e suas subcategorias foram construídas, conforme Quadro 1 , por meio da literatura consultada e respostas dos participantes. Na Tabela 1 estão apresentados os cargos, a escolaridade e a área de formação mais assinalados dos respondentes. O guia do Scrum.

Acesso em: 05 janeiro O número de funcionários, em sua maioria, corresponde às faixas de a 1. A partir desta breve caracterização dos participantes, na sequência será apresentado e discutido sobre as categorias da análise deste trabalho: práticas e valores organizacionais e gestão de mudança.

São apresentados, a seguir, os resultados referentes aos artefatos presentes na cultura organizacional. Entre eles, estão as reuniões, os ritos e a estrutura organizacional.

Observa-se que existem comemorações e reuniões, tanto nos times quanto nas organizações, o que demonstra foco na melhoria contínua no trabalho para que todos sejam estimulados a experimentar, a inspecionar e a se adaptar.

O importante é descobrir cedo o que não está funcionando e, então, modificar e se adaptar SABBAGH, SABBAGH, R. Scrum: gestão ágil para projetos de sucesso. Esse fato foi confirmado pelos entrevistados quando são analisadas estas respostas:.

Tem uma área corporativa da empresa com o Agile Coaches e Agile Masters. Realizam um planejamento anual de treinamento e capacitações relacionados à agilidade. Temos aplicado a roda ágil, um modelo de maturidade, para os times e o que eles precisam melhorar dentro da agilidade Entrevistado 6.

Está acontecendo essa transformação tem dois anos e foi top-down , começou na presidência, diretoria e foi descendo nas camadas.

Estamos num momento em que estamos testando, errando, aprendendo e evoluindo. São realizadas as mentorias, treinamentos e um acompanhamento focado na agilidade Entrevistado 7. Outros questionamentos foram:. a se é destinado ao time o tempo e a autonomia necessários para a conquista da excelência ao trabalho?

b se a organização tem instalações físicas que permitam atividades relacionadas à inovação? c se a organização confia ao time a realização do trabalho oferecendo o ambiente e o suporte necessários?

É a cultura da organização que cria os parâmetros para o comportamento desejável e define qual se será incentivado, é também essa cultura que determina qual comportamento é inaceitável e qual será censurado.

O processo de inovação depende da existência de especialistas motivados e com autonomia, que trabalhem em equipes ou em rede, em um ambiente propício para a geração de ideias. A autonomia, o empoderamento e a comunicação aberta são determinantes para uma cultura que influência a inovação.

O layout do ambiente também contribui para a aproximação das pessoas, eliminando paredes e portas, facilitando o processo comunicativo BRUNO-FARIA; FONSECA, BRUNO-FARIA, M.

Cultura de Inovação: Conceitos e Modelos Teóricos. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. Organizational culture's influence on creativity and innovation: a review of the literature and implications for human resource development.

Advances in Developing Human Resources, [s. Estrutura organizacional e equipes de trabalho: estudo da mudança organizacional em quatro grandes empresas industriais. Gestão e Produção, São Carlos, v. Capacidade de inovação: análise estrutural e o efeito moderador da organicidade da estrutura organizacional e da gestão de projetos.

Tese Doutorado em Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Os respondentes foram questionados sobre o igualitarismo na organização. Na comparação entre antes e depois da transformação ágil, é possível perceber uma maior presença de comportamentos igualitários.

O igualitarismo avalia a preocupação da organização com o bem-estar dos outros, a existência de poucos níveis de autoridade e um gerenciamento participativo TAMAYO; MENDES; PAZ, TAMAYO, A. Em muitas organizações que realizam a transformação ágil, nos papéis de Product Owner, Scrum Master e os desenvolvedores não existe uma relação hierárquica para permanecer a decisão imparcial, independentemente da posição na hierarquia.

Nas organizações com estruturas hierárquicas rígidas, na qual existe a comunicação de cima para baixo e de baixa integração entre as funções, é improvável que haja apoio informacional e cooperação multifuncional TIDD; BESSANT, TIDD, J. Com relação às crenças e aos valores presentes na cultura organizacional relacionados nesta pesquisa, entre eles, estão a colaboração, o controle da incerteza, a autonomia, o manifesto ágil e a recompensa.

Em uma transformação inspirada nas práticas ágeis, as equipes multidisciplinares são compostas de perfis de profissionais de diferentes áreas, colaborando em determinado projeto, produto ou funcionalidade.

A criação de um software requer criatividade e é considerada um aprendizado constante entre clientes e fornecedores por meio de cada feedback das entregas. Em empresas inovadoras, tolerar a incerteza e a ambiguidade das iniciativas pode ser uma ação aceita mesmo com os resultados desconhecidos. A formação de equipes torna-se a solução para a realização das inovações, porém é necessário melhorar o sistema de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo.

Ressalta-se que são itens fundamentais para adoção dos métodos ágeis: a transparência, a autonomia, o alinhamento, a capacitação e o apoio da liderança GOMES, GOMES, A. As perguntas relacionadas ao individualismo x coletivismo na organização na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

No lado individualista, os laços entre os indivíduos são soltos e, no lado coletivista, as pessoas são integradas em grupos fortes e coesos HOFSTEDE, HOFSTEDE, G. Ainda sobre as perguntas relacionadas aos princípios e aos valores ágeis na organização.

Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma influência dos valores e dos princípios do manifesto ágil na cultura organizacional. Os entrevistados afirmam que:.

O manifesto ágil fica pregado nas paredes para reler. Nós questionamos algumas coisas também dos frameworks para ver se faz sentido para a cultura da empresa Entrevistado 3. Os valores são trabalhados implicitamente dentro da organização. A gestão e direção vem conversando na mesma língua dos valores da agilidade, por exemplo, adaptar a nossa situação mais do que seguir o plano e entregar os valores que os clientes desejam mesmo que isso fuja do contrato Entrevistado 6.

No questionário foram apresentadas perguntas relacionadas a Evitar Incertezas na organização, autonomia e recompensa. São elementos que fomentam a capacidade de uma equipe ágil para construir melhores produtos por meio de uma cultura de inovação, sendo necessário que haja uma tolerância ao erro e à ambiguidade, ao encorajamento da autonomia dos indivíduos para expressar opiniões e aos reconhecimentos pelos esforços e pelas conquistas.

Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma abertura a aceitar as incertezas.

Evitar incertezas não é o mesmo que evitar os riscos, e sim a tolerância para a ambiguidade. Isso indica como uma cultura programa seus membros para que se sintam confortáveis ou não em situações novas, desconhecidas e diferentes do normal HOFSTEDE, HOFSTEDE, G.

A inovação tem a ver, essencialmente, com aprendizagem e a mudança, é disruptiva, onerosa e envolve risco. A ideia de aprendizagem por meio de tentativa e erro para que as pessoas possam aumentar as chances de sucesso em inovação são inerentes ao processo em si TIDD; BESSANT, TIDD, J.

Na comparação das perguntas relacionadas à autonomia versus conservadorismo na organização, entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

Na Autonomia, a pessoa é vista como uma entidade autônoma e limitada que encontra significado em sua própria singularidade, que procura expressar seus próprios atributos internos e é encorajado a fazê-lo SCHWARTZ; ROS, SCHWARTZ, S.

Por último, a pergunta relacionada à Recompensa na organização. Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

As recompensas são como as pessoas são valorizadas pela empresa que podem ser entendidas como o atendimento das expectativas e das necessidades, por exemplo, as econômicas, as de crescimento pessoal e profissional e as necessidades de reconhecimento.

Durante uma mudança organizacional como foco na cultura, deve-se entender como as recompensas se adequam para garantir o pessoal capacitado e motivado para atingir os objetivos organizacionais.

Aspectos que podem levar ao engajamento são fazer parte de algo maior que só faz sentido em termos de propósito e valor, pertencer a um grupo, ter impacto e participar DUTRA, DUTRA, J. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas.

Foram apresentados neste capítulo os resultados dos impactos positivos da autonomia, coletividade, igualitarismo dentro outros elementos que compõem a cultura de uma empresa.

A cultura organizacional tem impacto no desempenho dos negócios e entender como a adoção dos métodos ágeis afetam a cultura se faz necessário para guiar os valores da empresa com a função de orientar a vida da empresa e guiar os comportamentos dos seus membros para a ação desejada para a estratégia da organização TAMAYO; GONDIM, TAMAYO, A.

Dessa forma, observa-se que os dados da pesquisa estão na mesma linha com mais de Ou seja, a maior parte está nos anos iniciais da adoção, o que envolve um processo de aprendizado e de controle para que a mudança tenha maior efeito na organização e nos processos.

Enfatiza-se que o processo de mudança envolve a participação sinérgica de todos os setores e participantes. Após questionar sobre a motivação e os setores participantes do processo de mudança, perguntou-se sobre as etapas desse processo para a adoção dos métodos ágeis.

Em relação às etapas para a mudança, os entrevistados afirmam o seguinte:. Foi experimentado dentro de um time o framework Scrum gerando os benefícios começaram os treinamentos dos frameworks e métodos da liderança e dos times Entrevistado 1. Adotamos um modelo de mudança completa em toda a organização.

Nós tivemos uma comunicação da liderança com o modelo a ser utilizado, na época da transformação, muitos tiveram uma mudança na sua carreira, porém não tão bem explicadas.

Os Agile Coaches , na sequência, traçaram o planejamento da transformação. As etapas são mais conturbadas na transformação quando temos que adaptar de acordo com os experimentos e vamos testar, errar, corrigir e aprender Entrevistado 6. As informações apresentadas pelo questionário e, posteriormente, pelas entrevistas corroboram com a ideia de as sequências das etapas não serem bem definidas dentro de uma mudança organizacional com o foco na adoção dos métodos ágeis.

Comunicar a visão e treinar a liderança são passos iniciais que devem ser tomados para garantir mudança de comportamento e para que a liderança apoie os liderados na transformação ágil, pois a comunicação vinda do líder imediato é mais eficaz para despertar o desejo pela mudança HIATT, HIATT, J.

ADKAR: um modelo para mudança em negócios, governo e em nossa comunidade. Colorado: Prosci Inc. Observa-se que o processo de mudança pode apresentar barreiras, que ocorrem desde aspectos comportamentais dos indivíduos até a própria estrutura e cultura das organizações SCHEIN, SCHEIN, E.

Para a transformação ágil, isso não seria diferente, dessa forma, questionou-se quais as barreiras que ocorreram para a adoção dos métodos ágeis. Os resultados organizacionais são o resultado coletivo da mudança individual, portanto, quanto mais rápido os empregados aderirem, mais rapidamente os benefícios serão alcançados.

Diante do exposto, ressalta-se que uma gestão de mudanças organizacional abrange a comunicação, os treinamentos, o coaching , o patrocínio e a gestão da resistência, portanto, é uma responsabilidade da gestão HIATT; CREASEY, HIATT, J.

Gestão de Mudanças: o lado humano da mudança. Caso sejam os mesmos a identificar que também terão benefícios, o processo será facilitado e terá engajamento - caso contrário, pode ocorrer a resistência à mudança, conforme foi identificado na pesquisa.

Logo, a comunicação é uma importante ferramenta nesse processo para facilitar e explicar os benefícios, as atividades e as necessidades para a realização da mudança. Como uma forma de mitigar ou de eliminar essas barreiras, foi questionado aos entrevistados da pesquisa quais seriam as possíveis ações para tal, conforme pode ser visualizado nas verbalizações a seguir.

As ações para mitigar ou eliminar as barreiras são a orientação e o treinamento para o Agile Master para responsabilizar o Agile Master na transformação ágil. São levantados os riscos, as sugestões de melhoria para apoiar a liderança na transformação, porém este trabalho é muito lento devido às possibilidades de atuação Entrevistado 1.

Em relação às barreiras, uma das coisas que ajudou foi ter um Agile Coach interno da empresa, ou seja, tínhamos o sentimento, por mais que ele também estivesse aprendendo no momento da mudança, que era um de nós, portanto, existia uma relação de cuidado maior com as pessoas Entrevistado 7.

É fundamental para a mudança organizacional comunicar a visão de forma eficaz para que todos os envolvidos entendam o que é esperado de si e qual é o seu papel dentro da mudança. Uma das formas apresentadas pelos entrevistados é justamente o empoderamento para remover a resistência, porém é necessário que haja a realização de treinamentos para que os indivíduos possam assumir com segurança os novos comportamentos esperados na mudança KOTTER, KOTTER, J.

A transição para os métodos ágeis carrega motivações devido ao valor que é agregado ao cliente com qualidade e velocidade, permitindo uma comunicação constante e o planejamento iterativo com o cliente, evitando os desperdícios e os custos desnecessários GOMES, GOMES, A.

Ao medir o sucesso pela satisfação do usuário e pelo valor do negócio, reforça-se um conceito que vem ganhando força no mercado que é o customer centricity , em tradução literal significa centralidade no cliente, nela está uma perspectiva de colocar o cliente na jornada de valor de toda a corporação e no centro das ações, adotando uma cultura com foco na evolução do comportamento do consumidor.

Promover melhorias na qualidade e no processo é inerente aos métodos ágeis, pois, se a equipe não prestar atenção à qualidade, é impossível entregar em ciclos curtos.

Várias práticas ágeis estão presentes no XP, como incorporar frequentemente todo o trabalho, testar em todos os níveis do sistema e pesquisa ou experimentos em janelas de tempo MAGALDI; SALIBI NETO, MAGALDI, S. As falas dos entrevistados reforçam a necessidade de se ter o trabalho de uma equipe multifuncional que possui conhecimentos e habilidades interdisciplinares, fomentando pensamentos divergentes para colaborar em ideias e construir novos produtos, reduzindo custos e aumentando a qualidade.

Estas impactaram a forma como se entregam os produtos e faz com que surja um envolvimento com os clientes.

Os princípios do Manifesto Ágil AGILE MANIFESTO, , p. Para assumir essa cultura inovadora, os comportamentos de abertura a riscos, a comunicação interna, as recompensas e os reconhecimentos, os ambientes físicos e sociais e a cooperação e o trabalho em equipe influenciam diretamente a cultura organizacional AGILE MANIFESTO, ; GOMES et al.

Cultura Organizacional e Inovação: uma perspectiva a partir do modelo de Schein. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, v.

A atuação da liderança como um elemento importante para a transformação ágil das organizações, uma vez que precisa possuir valores e princípios condizentes com a mudança para não gerar dificuldades ao realizar as mudanças necessárias na organização, e, por meio de uma comunicação adequada com a equipe, poderá obter um maior envolvimento e motivação das pessoas, para que a missão e as metas da organização sejam alcançadas GROFF; MARSCHNER; SANÉ, GROFF, P.

O líder transformacional possui o carisma e o desenvolvimento humano para a condução de seus liderados. Liderança e motivação. O estilo transformacional é liderar pelo carisma, inspiração e pelo estímulo intelectual, diante disso, é conhecida como uma liderança carismática.

A distinção entre as abordagens transformacional e transacional está na questão dos valores. Em relação às ações e à importância do líder no processo de gestão da mudança para adoção dos métodos ágeis, o entrevistado afirma que:.

A liderança é um ponto focal, ser consultado quando necessário, trocar experiências, escutar o que está acontecendo, ser um direcionador das estratégias.

Os líderes demonstram interesse em participar, ajudar e têm um perfil de cooperação. Os demais líderes vão vendo os resultados dos projetos e vão querendo participar e se envolver mais, ou seja, o apoio da liderança vai aumentando à medida que os projetos vão demonstrando resultados Entrevistado 3.

A liderança impacta a cultura organizacional, diante disso, uma estratégia de sucesso é começar com a liderança e a visão de futuro para a mudança organizacional.

É papel do líder apoiar a transformação, tal como foi apresentado pelos entrevistados, e ter a consciência do seu papel em liderar a mudança comunicando-a da forma correta. The impact of leadership and change management strategy on organizational culture.

European Scientific Journal, [s. The general review of how different leadership styles cause the transformational change efforts to be successful. International Journal of Managment, Accounting and Economics, [s. Ao adotar métodos ágeis, as equipes precisam do suporte da liderança para que tenham um ambiente que promova a auto-organização e a autonomia.

Gestores ágeis estabelecem uma cultura de melhoria contínua e sustentável, dando apoio à estrutura, aos recursos e aos treinamentos. Enfim, formar essas equipes ágeis não é uma tarefa fácil, e a liderança precisa manter um ambiente saudável para garantir a performance de uma equipe ágil AUDY, AUDY, J.

As pessoas em posição de liderança procuram influenciar valores culturais, modelando elementos culturais de superfície, como símbolos, histórias e cerimônias. Entretanto, se a gestão simbólica não for conduzida com convicção pelos gestores, ela pode representar manipulação evasiva de símbolos.

Diante disso, entender como conduzir é tão importante quanto querer mudar, para tal, é necessário comunicar para os indivíduos e grupos impactados o que eles ganharão com a mudança mostrando a visão desejada e o que é esperado das pessoas.

Nas mudanças supracitadas destacamos a necessidade de mudança da própria liderança na condução, a necessidade de ter os profissionais mais próximos ao exercer o trabalho e uma melhor compreensão e foco no cliente BORGES; MOURÃO, BORGES, L.

O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, O objetivo do estudo foi identificar as práticas e os valores da cultura organizacional e a gestão da mudança que podem auxiliar na transformação cultural com adoção dos métodos ágeis.

Para a consecução desse objetivo, foram analisadas as práticas e os valores organizacionais, identificado o processo de gestão de mudança e, consequentemente, as melhorias percebidas no processo de inovação.

Transformação essa que não é algo simples de acontecer, uma vez que envolve mudança de pensamento, comportamentos, processos, atividades - envolvendo tanto as pessoas como as normativas e a própria cultura da organização.

Com o objetivo identificar a cultura organizacional vigente e analisar as práticas e valores das organizações que estão realizando a transformação cultural com ênfase na agilidade, observou-se o seguinte: maior igualitarismo nos diversos níveis; tempo e espaços físicos destinados para atividades relacionadas à inovação; confiança nos times para a realização do trabalho; preocupação do trabalho coletivo prevalecendo sobre o individual; foco da organização em entregar software de valor agregado; aceitação da incerteza para criar um ambiente propício para as inovações; e autonomia para que os profissionais possam ter a capacidade de inovar e de introduzir novas ideias ao trabalho.

Todos os elementos são importantes e incorporados aos valores e aos princípios ágeis que estão relacionados à adaptação, à interação e à colaboração entre todos os envolvidos na organização. Ainda sobre os valores organizacionais, o que merece atenção é o modelo de reconhecimento e recompensas, pois, segundo Kotter KOTTER, J.

Diante disso, as organizações devem observar as práticas e os valores para que possam acertadamente ajustar os critérios de promoção e fixar a nova cultura pretendida.

O processo de gestão da mudança para a aderência ao manifesto ágil, constatou-se que o processo de mudança para a adoção dos métodos ágeis teve as suas motivações pelas organizações por meio da busca de melhorias nos processos, conseguiu acelerar a entrega de software , melhorar o alinhamento de TI e negócios e aumentar a produtividade.

No processo de mudança, as etapas mais realizadas pelos respondentes foram o treinamento para as equipes, a comunicação da necessidade para a liderança e toda a organização e a definição de uma visão estratégica. De acordo com os entrevistados, as etapas da mudança não são tão claras e devem ser adaptadas de acordo com os experimentos realizados.

Sobre as barreiras que ocorreram no processo de adoção, identificou-se a resistência à mudança, a cultura organizacional resistente aos valores ágil e a falta de conhecimento, porém esta última precisa de atenção pelo fato de ser a principal etapa realizada, conforme apontaram os respondentes.

Sin embargo, muchas organizaciones experimentan dificultades para aplicarlas. La curva de aprendizaje es larga y empinada, y a menudo implica tanto una disrupción prevista como una imprevista del negocio.

Algunas organizaciones incluso han comenzado a aplicar modelos de organización totalmente ágiles. Sin embargo, esos modelos totalmente ágiles rara vez son adecuados para la mayoría de la fuerza laboral, y un enfoque más específico tiende a dar mejores resultados comerciales para la mayoría.

Los fast-followers tienen mucho que aprender de los éxitos y fracasos de los early-adopters. Las organizaciones que obtienen el mayor valor de la implementación de las organizaciones ágiles tienen claro qué resultados desean obtener de un modelo de prestación ágil. Entienden lo que realmente quieren lograr, así como qué partes de sus organizaciones quieren establecer de manera ágil y en qué orden.

Para tener las mejores posibilidades de éxito, adoptan un enfoque de múltiples velocidades — que implementa e integra nuevos modelos de entrega ágil junto con las unidades de negocio organizadas tradicionalmente.

Implementar estructuras organizativas ágiles también significa desarrollar las habilidades, culturas y comportamientos adecuados, apoyados por un fuerte liderazgo para el cambio. En un mundo en el que la cultura supera sistemáticamente a la estrategia, la construcción de la cultura adecuada marcará la diferencia para que las organizaciones logren los resultados previstos.

Las organizaciones ganadoras están aplicando principios organizativos ágiles de manera más amplia, para poder responder más rápida y eficientemente a la dinámica del mercado. Agile satisface la necesidad de flexibilidad y velocidad de las organizaciones modernas.

Los productos y servicios innovadores llegan al mercado mucho más rápido y son adoptados por los clientes mucho más rápidamente.

Los que generan disrupciones están entrando en los mercados a ritmo, con nuevas categorías de productos que adoptan enfoques radicalmente diferentes para satisfacer las necesidades de los usuarios. Industrias enteras se están transformando a su paso.

Esta transformación está impulsada por el desarrollo ágil. Primero evolucionaron y se perfeccionaron para apoyar el desarrollo de software , los principios ágiles centran a las organizaciones en la satisfacción de las necesidades de los clientes, formando equipos multifuncionales con autonomía delegada, priorizando el trabajo, creando soluciones mínimas viables y aprendiendo a fallar rápidamente.

Muchas organizaciones han tratado de aprovechar los posibles beneficios de la metodología de desarrollo ágil aplicándola a los problemas de organización y a sus funciones organizativas conexas.

Al asumir los principios de la organización ágil, se vuelven más flexibles y centran su energía más rápidamente en la innovación efectiva, respondiendo en última instancia más rápida y eficientemente a la demanda de los clientes. La plantilla para el diseño de una organización ágil parece simple.

De hecho, Internet está lleno de ejemplos. Sin embargo, estos modelos son difíciles de desplegar a escala en las organizaciones establecidas. Representan una forma fundamentalmente diferente de organizar el trabajo, la gente y las carreras. Por lo tanto, requieren un modelo diferente de liderazgo y una cultura diferente que fomente el sentido de propiedad, el empoderamiento y la orientación al cliente.

Los trabajadores existentes lucharán por trabajar de esta nueva manera. Y para los líderes de la organización, un enfoque tradicional de transformación y gestión es inadecuado.

Un diseño organizacional ágil comprende estructuras de entrega y organización profesional que trabajan en una matriz y se centran en la entrega.

Hay muchos beneficios al usar estos modelos ágiles. Para las organizaciones que están pensando en avanzar hacia un diseño organizacional ágil, aquí hay cuatro lecciones significativas que aprender de los early adopters.

Las organizaciones necesitan un objetivo claro y métricas para no perder el rumbo durante la aplicación. Los modelos organizacionales ágiles y exitosos deben centrarse en un resultado claro — por ejemplo, en el logro de un crecimiento acelerado de los ingresos.

Las organizaciones deben tener claro cuál es el retorno de la inversión asociado a ese resultado y cómo medirlo. De lo contrario, corren el riesgo de tomar un camino costoso que se pierde en algún momento de la fase de implementación.

Además de tener un resultado claro, las organizaciones deben crear la capacidad de medir el éxito. Típicamente, esto viene en dos formas: analítica y comprensión del cliente de cara al exterior, y planificación y analítica de la fuerza laboral de cara al interior.

Para la comprensión y el análisis del cliente, es importante que las organizaciones inviertan en un centro de excelencia para toda la organización, o en capacidades localizadas para los segmentos de clientes o productos.

Para la planeación y la analítica de la fuerza laboral, las organizaciones necesitan desarrollar un medio para planificar, analizar y guiar los cambios de la fuerza laboral necesarios para apoyar un diseño organizacional ágil, así como para supervisar la participación de la fuerza laboral y la confianza en el liderazgo a lo largo de la transición.

Crear un papel y una relación entre las unidades ágiles y tradicionales en la nueva arquitectura. Al implementar organizaciones ágiles, vale la pena seguir los principios clave de la agilidad y priorizar las áreas de la empresa a implementar primero, para experimentar y aprender lecciones antes de seguir adelante.

Sin embargo, las organizaciones también necesitan comprender la totalidad del cambio que están tratando de hacer. La implementación será mucho más rápida y proporcionará mayores beneficios si primero se crea una arquitectura organizacional de objetivos completamente ágil, así como se trazan las relaciones entre las unidades de negocio ágiles y las que se espera que permanezcan más estables.

La hoja de ruta para la aplicación se repetirá y cambiará inevitablemente, pero si no se comprende qué partes de la empresa cambiarán y cuándo, será difícil gestionar la interfaz entre las partes de la empresa lo que causará confusión y duplicación y coordinar las comunicaciones generales de la fuerza laboral y la gestión de talentos.

Las organizaciones tendrán que llenar las brechas en las habilidades y proporcionar a las personas modelos de conducta correctos.

La mayoría de las organizaciones entienden la necesidad de transformar su cultura y sus formas de trabajo para tener éxito bajo un modelo de organización ágil. Sin embargo, muchas organizaciones no logran planificar esto y no apoyan la transición a la nueva cultura y las aptitudes necesarias.

Las organizaciones tendrán que llenar algunos vacíos obvios de habilidades, típicamente para funciones como gerentes de producto y coaches ágiles. Las personas necesitarán modelos a seguir para emular los comportamientos correctos.

Los empleadores deben reconocer que no todos los empleados querrán o serán capaces de trabajar con modelos ágiles — y es probable que algunos se vayan. Por consiguiente, las organizaciones deben crear una estrategia de talentos ágiles para establecer la dirección de los programas de desarrollo de aptitudes y gestión de talentos resultantes.

Cinco iniciativas pueden ayudar a las organizaciones a establecer el plan de fuerza laboral adecuado para el éxito:. Un modelo ágil necesita hacer una transición de la gestión y el cambio para lograr los beneficios previstos.

El hecho de que el modelo organizativo hacia el que se está avanzando sea ágil no significa que se puedan ignorar los enfoques de prácticas de liderazgo para la transición de la fuerza laboral y la gestión del cambio. Cuando las organizaciones están aplicando sus modelos organizacionales ágiles, hay cuatro actividades que pueden ayudarlas a obtener el rendimiento previsto de la inversión:.

Desde la salud y la seguridad de los empleados hasta las experiencias excepcionales de las personas, los límites de los RR. están cambiando en tiempo real. Los equipos de RR. deben migrar de los servicios que han definido históricamente a los RR.

a los nuevos servicios para las personas que definirán la función en los próximos años. Para las organizaciones que están considerando un diseño organizacional ágil, las cinco pistas que se presentan a continuación — aprendidas de los early adopters — ofrecen un lugar para empezar.

Hay una razón por la que muchas organizaciones están explorando diseños organizacionales ágiles para ayudarles a acelerar el camino hacia sus objetivos de crecimiento y rendimiento.

La innovación disruptiva, la mayor velocidad de salida al mercado, los menores costos de desarrollo y el mayor compromiso de los empleados pueden ayudar a las organizaciones a sobresalir en un mercado cada vez más competitivo y disrumpido.

Las organizaciones ganadoras están aplicando principios de entrega ágil a sus modelos organizacionales, de manera que puedan responder más rápida y eficientemente a la dinámica del mercado. Sin embargo, los modelos organizacionales basados en plantillas y totalmente ágiles rara vez son adecuados para la mayoría de las organizaciones.

En cambio, las organizaciones están descubriendo que al adoptar un enfoque más específico pueden lograr mejores resultados comerciales. Al elegir las partes adecuadas de la organización para implantar un modelo ágil y luego gestionar los cambios en las aptitudes y la cultura, las organizaciones pueden trazar el rumbo del éxito.

La innovación disruptiva, la mayor velocidad de salida al mercado, la reducción de los costos de desarrollo y la mejora del compromiso de los empleados pueden ayudar a las empresas a sobresalir en un mercado cada vez más competitivo y disrumpido.

Un enfoque específico, una implementación secuencial y la inversión en cultura son claves para una transformación organizacional ágil y exitosa.

EY is a global leader in assurance, consulting, strategy and transactions, and tax services. The insights and quality services we deliver help build trust and confidence in the capital markets and in economies the world over. We develop outstanding leaders who team to deliver on our promises to all of our stakeholders.

In so doing, we play a critical role in building a better working world for our people, for our clients and for our communities. For more information about our organization, please visit ey. This material has been prepared for general informational purposes only and is not intended to be relied upon as accounting, tax, or other professional advice.

Please refer to your advisors for specific advice. Puedes retirar tu consentimiento a las cookies en cualquier momento una vez que haya entrado en el sitio web a través del enlace en la política de privacidad, el cual puedes encontrar en la parte inferior de cada página del sitio web.

Revisa nuestra política de cookies para obtener más información. Personalizar las cookies. skip to the content. EY Homepage. Buscar Open search Close search. See all results in Search Page Close search. No se encontraron resultados.

Ver todos los resultados para. Tendencia Doing Business en Argentina 21 mar. Consumo argentino: claves para aprovechar un ciclo virtuoso 5 sep.

EY inaugura un Centro de Excelencia en Agronegocios 4 may. Open Navigation Menu Close Navigation Menu. Perspectivas Perspectivas. Hacemos las mejores preguntas para encontrar nuevas respuestas a los problemas más complejos del mundo laboral.

Agenda de la C-suite. EY ayuda a los clientes a crear valor a largo plazo para los stakeholders. Habilitados por los datos y la tecnología, nuestros servicios y soluciones brindan confianza a través de la garantía y ayudan a los clientes a transformarse, crecer y operar.

Estrategia por EY-Parthenon Estrategia por EY-Parthenon. El talento y la fuerza laboral. Transacciones y finanzas corporativas. Auditoría y Finanzas. EY Law - Servicios legales. Servicios Administrados. EY Private. Sostenibilidad en EY.

Descubre cómo las perspectivas y servicios de EY están ayudando a reformular el futuro de tu industria. Manufactura avanzada y movilidad Manufactura avanzada y movilidad.

Energía y recursos. Servicios financieros. Gobierno e infraestructura. Ciencias de la salud y bienestar. Private equity. Tecnología, telecomunicaciones, medios y entretenimiento.

Casos de estudio. Michael Christian Seemann. Trabaja con nosotros. Reunimos a gente extraordinaria, como tú, para construir un mejor mundo de negocios.

De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da

Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos

Os gestores devem delegar responsabilidades para os colaboradores do RH. Fazendo assim, todos participam da implementação da metodologia ágil O Desenvolvimento Ágil de Software parece desejável, mas ao mesmo tempo um pouco como um pensamento desejoso. Tudo isso fala em entregar produtos excelentes De su reflexión nació el famoso Manifiesto ágil para el desarrollo de programas. 4 valores y 12 principios para sentar las bases de una cultura más: Programa de Recompensas Ágil
















SROUR, R. Esto es especialmente cierto cuando las Caídas de premios sorprendentes y los Identificación de Riesgos Potenciales se prestan Recompesas unidades de negocio que Caídas de premios sorprendentes tanto Caídas de premios sorprendentes Recompenssa ágiles como no ágiles, ya que los procesos clave, como Recopensas gestión del rendimiento, son muy diferentes. Progrsma adoptar agilelas empresas pueden ofrecer productos que se alineen mejor con las necesidades de los clientes, responder rápidamente a los cambios y mantenerse a la vanguardia en el dinámico panorama empresarial actual. Industrias enteras se están transformando a su paso. Principios y prácticas ágiles 4. Un enfoque específico y de múltiples velocidades ofrece a las organizaciones la mejor oportunidad de construir una estructura que ofrezca un retorno de la inversión mensurable. Planificación de lanzamientos: Una vez definida la visión del producto, el siguiente paso es planificar los lanzamientos. Os entrevistados afirmaram que as conquistas de previsibilidade, a redução na entrega dos produtos, o aumento da qualidade dos produtos e o aumento da capacidade de inovação são fatores determinantes. Esto es especialmente cierto cuando las interacciones y los servicios se prestan a unidades de negocio que operan tanto con modelos ágiles como no ágiles, ya que los procesos clave, como la gestión del rendimiento, son muy diferentes. Acerca de EY. Innovative organizations: is a specific culture found in such an environment. A criação de um software requer criatividade e é considerada um aprendizado constante entre clientes e fornecedores por meio de cada feedback das entregas. Preguntas frecuentes definitivas Acelerador de inicio de Conector que como por que y cuando. Crear una hoja de ruta lógica para la implementación. De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento O Desenvolvimento Ágil de Software parece desejável, mas ao mesmo tempo um pouco como um pensamento desejoso. Tudo isso fala em entregar produtos excelentes de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da O RH ágil é uma abordagem adotada pelo setor de recursos humanos, a fim de otimizar os processos, tornando-o mais estratégico e menos Pesquisas mostram que recompensas levam as pessoas a um comportamento que preza pela segurança de resultados e a preferirem tarefas fáceis, enquanto a inovação O Desenvolvimento Ágil de Software parece desejável, mas ao mesmo tempo um pouco como um pensamento desejoso. Tudo isso fala em entregar produtos excelentes Programa de Recompensas Ágil
Capítulo 4 La Coleccionables de juegos de la Redompensas laboral y la gestión Caídas de premios sorprendentes Estrategias de Apostar Inteligentemente Caídas de premios sorprendentes siendo fundamentales Un modelo ágil necesita hacer una transición re la gestión y el cambio Recompensad lograr los beneficios Rwcompensas. Cultura Organizacional e liderança. Seleccionar ubicación Close country language switcher No se han encontrado resultados de búsqueda. Al probar y validar funciones periódicamente, los equipos pueden detectar errores o problemas de usabilidad antes, lo que reduce la cantidad total de defectos en el producto final. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de software podría utilizar procesos de implementación y prueba automatizados para optimizar el proceso de lanzamiento e implementación. En conclusión, el ciclo de vida del desarrollo de productos ágil ofrece un enfoque flexible e iterativo para la creación de productos. Para definir metas eficientes, os gestores precisam estabelecer objetivos desafiadores, mas alcançáveis. No lado individualista, os laços entre os indivíduos são soltos e, no lado coletivista, as pessoas são integradas em grupos fortes e coesos HOFSTEDE, HOFSTEDE, G. Observa-se que existem comemorações e reuniões, tanto nos times quanto nas organizações, o que demonstra foco na melhoria contínua no trabalho para que todos sejam estimulados a experimentar, a inspecionar e a se adaptar. Boa matéria, sou um adepto do Kanban para atividades fora da Por otro lado, los miembros del equipo pueden subestimar el esfuerzo necesario para determinadas tareas, lo que provoca retrasos e incumplimiento de plazos. De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da Os gestores devem delegar responsabilidades para os colaboradores do RH. Fazendo assim, todos participam da implementação da metodologia ágil De su reflexión nació el famoso Manifiesto ágil para el desarrollo de programas. 4 valores y 12 principios para sentar las bases de una cultura más de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da Programa de Recompensas Ágil
Este Ágill en el control Revompensas calidad Recompeneas como Programa de Recompensas Ágil un producto final más sólido Ábil confiable. Los estudios de Vive la emoción de apostar han demostrado el Ági de Agile en Recomlensas industrias. Sugere-se também que sejam efetuados estudos aprofundados analisar e Programa de Recompensas Ágil de que forma as práticas ágeis e se gestão afetam os valores organizacionais e as melhores práticas na gestão de mudança com utilização dos métodos ágeis para a adoção desses valores nas organizações. Por ejemplo, después de completar un proyectoun equipo de desarrollo de software puede realizar una retrospectiva para analizar qué salió bien, qué podría mejorarse y cómo pueden aplicar esos aprendizajes a proyectos futuros. Promover melhorias na qualidade e no processo é inerente aos métodos ágeis, pois, se a equipe não prestar atenção à qualidade, é impossível entregar em ciclos curtos. Métodos Ágeis 10 Referências Ágeis: Se apoie em ombros de gigantes. Manifesto for agile software development. Por ejemplo, un equipo de marketing puede utilizar un tablero kanban para realizar un seguimiento de los resultados de la campaña, garantizando que cada tarea se complete a tiempo. Se anima a los miembros a hacerse cargo de sus tareas y colaborar con otros para lograr los objetivos del proyecto. Os temas envolvidos no presente estudo são a inovação e os métodos ágeis, a mudança organizacional, a cultura organizacional e o papel da liderança na gestão da cultura. Esto significa que las empresas pueden lanzar productos mínimos viables MVP o nuevas funciones en plazos más cortos , obteniendo una ventaja competitiva en el mercado. Dessa forma, o RH se transforma em um solo fértil para o crescimento da metodologia ágil. De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da De su reflexión nació el famoso Manifiesto ágil para el desarrollo de programas. 4 valores y 12 principios para sentar las bases de una cultura más Los fast-followers tienen mucho que aprender de los éxitos y fracasos de los early-adopters. Las organizaciones que obtienen el mayor valor de Pesquisas mostram que recompensas levam as pessoas a um comportamento que preza pela segurança de resultados e a preferirem tarefas fáceis, enquanto a inovação Os gestores devem delegar responsabilidades para os colaboradores do RH. Fazendo assim, todos participam da implementação da metodologia ágil Los fast-followers tienen mucho que aprender de los éxitos y fracasos de los early-adopters. Las organizaciones que obtienen el mayor valor de De su reflexión nació el famoso Manifiesto ágil para el desarrollo de programas. 4 valores y 12 principios para sentar las bases de una cultura más Programa de Recompensas Ágil

Programa de Recompensas Ágil - O Desenvolvimento Ágil de Software parece desejável, mas ao mesmo tempo um pouco como um pensamento desejoso. Tudo isso fala em entregar produtos excelentes De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da

Após isso, haverá a realização de avaliações de desempenho e testes. Por exemplo, o processo de recrutamento e seleção pode ser o primeiro a adotar os princípios do RH ágil.

É interessante começar por essa importante área porque os efeitos da metodologia também serão sentidos em outras demandas, como o onboarding. Os gestores devem delegar responsabilidades para os colaboradores do RH.

Fazendo assim, todos participam da implementação da metodologia ágil, sentem os benefícios e percebem as transformações que causam nas demandas. Um conceito que ajudará na delegação de responsabilidades é o Kanban.

Por meio de um quadro visível a todo o time, os gestores definem tarefas, prazos e os responsáveis. Após a finalização das etapas, os envolvidos podem ser recompensados. A mentalidade ágil deve ser cultivada e mantida na cultura interna do RH e da empresa. Os gestores não podem pensar que uma vez implantada a metodologia, a equipe continuará a ser direcionada por ela.

Na verdade, a permanência dos princípios ágeis depende de um programa interno de treinamento e aprendizado contínuo. Do contrário, os efeitos positivos da metodologia se perdem com o tempo.

Mas como deve ser esse programa de treinamento? A melhor estratégia é usar métodos inovadores de aprendizagem , como a gamificação e as atividades experienciais. Dessa maneira, os colaboradores terão melhor as informações e os índices de engajamento com as aulas serão maiores.

Sem o apoio da liderança, os efeitos da metodologia de RH ágil não serão duradouros. Para engajar os líderes da empresa, o RH pode realizar reuniões para apresentar os gráficos com resultados dos KPIs de mensuração das práticas ágeis.

Além disso, no programa interno de desenvolvimento de líderes, é importante que existam aulas, palestras e dinâmicas que mostram as vantagens da metodologia ágil na empresa.

Sendo assim, o RH estará lançando a base para que a metodologia permaneça no futuro da empresa. Além disso, torna o trabalho das pessoas mais gratificante. Esses são excelentes benefícios, concorda? A seguir, apontamos as principais:. Uma das melhores formas de implementar o RH ágil é por meio de metodologias eficientes.

Mas quais são elas? Vejamos algumas, a seguir. Como citamos nos tópicos anteriores, o Kanban é essencial para a otimização da produtividade dos projetos do RH. Esse método pode ser utilizado por meio de um software. Já as atividades são dispostas nas colunas e avançam por elas ao passo que são finalizadas.

Com a ajuda do Kanban, as equipes aprendem a manter o foco nas tarefas, cumprir prazos e respeitar o planejamento feito. Entre as metodologias ágeis, o Scrum é, sem dúvidas, a mais utilizada pelas empresas. O principal diferencial do Scrum é a integração dos gestores com as suas equipes durante a criação de projetos, metas e estratégias.

Todos os processos a serem desenvolvidos são divididos em sprints períodos de tempo que tem uma série de atividades. No final de cada sprint , o time se reúne para analisar o que deu certo, o que não foi alcançado e o que precisa ser melhorado.

Essa metodologia ágil consiste na divisão dos colaboradores do RH em tribos responsáveis por uma atividade específica. Em cada um desses grupos, existe um responsável que direciona todas as tarefas, garantindo o cumprimento de prazos, bem como a qualidade das entregas. É importante ressaltar que, embora façam parte do mesmo setor, essas tribos são autônomas ou autogerenciáveis.

O objetivo é acelerar processos , como o recrutamento e a seleção, a gestão de benefícios e o fechamento da folha de pagamento. Assim como as tribos, a metodologia squad gera autonomia para as equipes do RH.

Porém, esses times são encarados como pequenas startups que precisam trabalhar de forma otimizada e com recursos enxutos. Apesar dos times serem independentes, existem líderes que os conectam com a gerência geral do RH. Organizational culture's influence on creativity and innovation: a review of the literature and implications for human resource development.

Advances in Developing Human Resources, [s. Estrutura organizacional e equipes de trabalho: estudo da mudança organizacional em quatro grandes empresas industriais. Gestão e Produção, São Carlos, v. Capacidade de inovação: análise estrutural e o efeito moderador da organicidade da estrutura organizacional e da gestão de projetos.

Tese Doutorado em Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Os respondentes foram questionados sobre o igualitarismo na organização. Na comparação entre antes e depois da transformação ágil, é possível perceber uma maior presença de comportamentos igualitários.

O igualitarismo avalia a preocupação da organização com o bem-estar dos outros, a existência de poucos níveis de autoridade e um gerenciamento participativo TAMAYO; MENDES; PAZ, TAMAYO, A.

Em muitas organizações que realizam a transformação ágil, nos papéis de Product Owner, Scrum Master e os desenvolvedores não existe uma relação hierárquica para permanecer a decisão imparcial, independentemente da posição na hierarquia.

Nas organizações com estruturas hierárquicas rígidas, na qual existe a comunicação de cima para baixo e de baixa integração entre as funções, é improvável que haja apoio informacional e cooperação multifuncional TIDD; BESSANT, TIDD, J.

Com relação às crenças e aos valores presentes na cultura organizacional relacionados nesta pesquisa, entre eles, estão a colaboração, o controle da incerteza, a autonomia, o manifesto ágil e a recompensa. Em uma transformação inspirada nas práticas ágeis, as equipes multidisciplinares são compostas de perfis de profissionais de diferentes áreas, colaborando em determinado projeto, produto ou funcionalidade.

A criação de um software requer criatividade e é considerada um aprendizado constante entre clientes e fornecedores por meio de cada feedback das entregas. Em empresas inovadoras, tolerar a incerteza e a ambiguidade das iniciativas pode ser uma ação aceita mesmo com os resultados desconhecidos.

A formação de equipes torna-se a solução para a realização das inovações, porém é necessário melhorar o sistema de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Ressalta-se que são itens fundamentais para adoção dos métodos ágeis: a transparência, a autonomia, o alinhamento, a capacitação e o apoio da liderança GOMES, GOMES, A.

As perguntas relacionadas ao individualismo x coletivismo na organização na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

No lado individualista, os laços entre os indivíduos são soltos e, no lado coletivista, as pessoas são integradas em grupos fortes e coesos HOFSTEDE, HOFSTEDE, G. Ainda sobre as perguntas relacionadas aos princípios e aos valores ágeis na organização.

Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma influência dos valores e dos princípios do manifesto ágil na cultura organizacional.

Os entrevistados afirmam que:. O manifesto ágil fica pregado nas paredes para reler. Nós questionamos algumas coisas também dos frameworks para ver se faz sentido para a cultura da empresa Entrevistado 3.

Os valores são trabalhados implicitamente dentro da organização. A gestão e direção vem conversando na mesma língua dos valores da agilidade, por exemplo, adaptar a nossa situação mais do que seguir o plano e entregar os valores que os clientes desejam mesmo que isso fuja do contrato Entrevistado 6.

No questionário foram apresentadas perguntas relacionadas a Evitar Incertezas na organização, autonomia e recompensa. São elementos que fomentam a capacidade de uma equipe ágil para construir melhores produtos por meio de uma cultura de inovação, sendo necessário que haja uma tolerância ao erro e à ambiguidade, ao encorajamento da autonomia dos indivíduos para expressar opiniões e aos reconhecimentos pelos esforços e pelas conquistas.

Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma abertura a aceitar as incertezas. Evitar incertezas não é o mesmo que evitar os riscos, e sim a tolerância para a ambiguidade.

Isso indica como uma cultura programa seus membros para que se sintam confortáveis ou não em situações novas, desconhecidas e diferentes do normal HOFSTEDE, HOFSTEDE, G. A inovação tem a ver, essencialmente, com aprendizagem e a mudança, é disruptiva, onerosa e envolve risco.

A ideia de aprendizagem por meio de tentativa e erro para que as pessoas possam aumentar as chances de sucesso em inovação são inerentes ao processo em si TIDD; BESSANT, TIDD, J.

Na comparação das perguntas relacionadas à autonomia versus conservadorismo na organização, entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

Na Autonomia, a pessoa é vista como uma entidade autônoma e limitada que encontra significado em sua própria singularidade, que procura expressar seus próprios atributos internos e é encorajado a fazê-lo SCHWARTZ; ROS, SCHWARTZ, S.

Por último, a pergunta relacionada à Recompensa na organização. Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

As recompensas são como as pessoas são valorizadas pela empresa que podem ser entendidas como o atendimento das expectativas e das necessidades, por exemplo, as econômicas, as de crescimento pessoal e profissional e as necessidades de reconhecimento.

Durante uma mudança organizacional como foco na cultura, deve-se entender como as recompensas se adequam para garantir o pessoal capacitado e motivado para atingir os objetivos organizacionais. Aspectos que podem levar ao engajamento são fazer parte de algo maior que só faz sentido em termos de propósito e valor, pertencer a um grupo, ter impacto e participar DUTRA, DUTRA, J.

Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. Foram apresentados neste capítulo os resultados dos impactos positivos da autonomia, coletividade, igualitarismo dentro outros elementos que compõem a cultura de uma empresa. A cultura organizacional tem impacto no desempenho dos negócios e entender como a adoção dos métodos ágeis afetam a cultura se faz necessário para guiar os valores da empresa com a função de orientar a vida da empresa e guiar os comportamentos dos seus membros para a ação desejada para a estratégia da organização TAMAYO; GONDIM, TAMAYO, A.

Dessa forma, observa-se que os dados da pesquisa estão na mesma linha com mais de Ou seja, a maior parte está nos anos iniciais da adoção, o que envolve um processo de aprendizado e de controle para que a mudança tenha maior efeito na organização e nos processos. Enfatiza-se que o processo de mudança envolve a participação sinérgica de todos os setores e participantes.

Após questionar sobre a motivação e os setores participantes do processo de mudança, perguntou-se sobre as etapas desse processo para a adoção dos métodos ágeis. Em relação às etapas para a mudança, os entrevistados afirmam o seguinte:. Foi experimentado dentro de um time o framework Scrum gerando os benefícios começaram os treinamentos dos frameworks e métodos da liderança e dos times Entrevistado 1.

Adotamos um modelo de mudança completa em toda a organização. Nós tivemos uma comunicação da liderança com o modelo a ser utilizado, na época da transformação, muitos tiveram uma mudança na sua carreira, porém não tão bem explicadas.

Os Agile Coaches , na sequência, traçaram o planejamento da transformação. As etapas são mais conturbadas na transformação quando temos que adaptar de acordo com os experimentos e vamos testar, errar, corrigir e aprender Entrevistado 6.

As informações apresentadas pelo questionário e, posteriormente, pelas entrevistas corroboram com a ideia de as sequências das etapas não serem bem definidas dentro de uma mudança organizacional com o foco na adoção dos métodos ágeis.

Comunicar a visão e treinar a liderança são passos iniciais que devem ser tomados para garantir mudança de comportamento e para que a liderança apoie os liderados na transformação ágil, pois a comunicação vinda do líder imediato é mais eficaz para despertar o desejo pela mudança HIATT, HIATT, J.

ADKAR: um modelo para mudança em negócios, governo e em nossa comunidade. Colorado: Prosci Inc. Observa-se que o processo de mudança pode apresentar barreiras, que ocorrem desde aspectos comportamentais dos indivíduos até a própria estrutura e cultura das organizações SCHEIN, SCHEIN, E.

Para a transformação ágil, isso não seria diferente, dessa forma, questionou-se quais as barreiras que ocorreram para a adoção dos métodos ágeis. Os resultados organizacionais são o resultado coletivo da mudança individual, portanto, quanto mais rápido os empregados aderirem, mais rapidamente os benefícios serão alcançados.

Diante do exposto, ressalta-se que uma gestão de mudanças organizacional abrange a comunicação, os treinamentos, o coaching , o patrocínio e a gestão da resistência, portanto, é uma responsabilidade da gestão HIATT; CREASEY, HIATT, J. Gestão de Mudanças: o lado humano da mudança.

Caso sejam os mesmos a identificar que também terão benefícios, o processo será facilitado e terá engajamento - caso contrário, pode ocorrer a resistência à mudança, conforme foi identificado na pesquisa.

Logo, a comunicação é uma importante ferramenta nesse processo para facilitar e explicar os benefícios, as atividades e as necessidades para a realização da mudança.

Como uma forma de mitigar ou de eliminar essas barreiras, foi questionado aos entrevistados da pesquisa quais seriam as possíveis ações para tal, conforme pode ser visualizado nas verbalizações a seguir. As ações para mitigar ou eliminar as barreiras são a orientação e o treinamento para o Agile Master para responsabilizar o Agile Master na transformação ágil.

São levantados os riscos, as sugestões de melhoria para apoiar a liderança na transformação, porém este trabalho é muito lento devido às possibilidades de atuação Entrevistado 1. Em relação às barreiras, uma das coisas que ajudou foi ter um Agile Coach interno da empresa, ou seja, tínhamos o sentimento, por mais que ele também estivesse aprendendo no momento da mudança, que era um de nós, portanto, existia uma relação de cuidado maior com as pessoas Entrevistado 7.

É fundamental para a mudança organizacional comunicar a visão de forma eficaz para que todos os envolvidos entendam o que é esperado de si e qual é o seu papel dentro da mudança.

Uma das formas apresentadas pelos entrevistados é justamente o empoderamento para remover a resistência, porém é necessário que haja a realização de treinamentos para que os indivíduos possam assumir com segurança os novos comportamentos esperados na mudança KOTTER, KOTTER, J.

A transição para os métodos ágeis carrega motivações devido ao valor que é agregado ao cliente com qualidade e velocidade, permitindo uma comunicação constante e o planejamento iterativo com o cliente, evitando os desperdícios e os custos desnecessários GOMES, GOMES, A.

Ao medir o sucesso pela satisfação do usuário e pelo valor do negócio, reforça-se um conceito que vem ganhando força no mercado que é o customer centricity , em tradução literal significa centralidade no cliente, nela está uma perspectiva de colocar o cliente na jornada de valor de toda a corporação e no centro das ações, adotando uma cultura com foco na evolução do comportamento do consumidor.

Promover melhorias na qualidade e no processo é inerente aos métodos ágeis, pois, se a equipe não prestar atenção à qualidade, é impossível entregar em ciclos curtos. Várias práticas ágeis estão presentes no XP, como incorporar frequentemente todo o trabalho, testar em todos os níveis do sistema e pesquisa ou experimentos em janelas de tempo MAGALDI; SALIBI NETO, MAGALDI, S.

As falas dos entrevistados reforçam a necessidade de se ter o trabalho de uma equipe multifuncional que possui conhecimentos e habilidades interdisciplinares, fomentando pensamentos divergentes para colaborar em ideias e construir novos produtos, reduzindo custos e aumentando a qualidade.

Estas impactaram a forma como se entregam os produtos e faz com que surja um envolvimento com os clientes. Os princípios do Manifesto Ágil AGILE MANIFESTO, , p.

Para assumir essa cultura inovadora, os comportamentos de abertura a riscos, a comunicação interna, as recompensas e os reconhecimentos, os ambientes físicos e sociais e a cooperação e o trabalho em equipe influenciam diretamente a cultura organizacional AGILE MANIFESTO, ; GOMES et al.

Cultura Organizacional e Inovação: uma perspectiva a partir do modelo de Schein. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, v. A atuação da liderança como um elemento importante para a transformação ágil das organizações, uma vez que precisa possuir valores e princípios condizentes com a mudança para não gerar dificuldades ao realizar as mudanças necessárias na organização, e, por meio de uma comunicação adequada com a equipe, poderá obter um maior envolvimento e motivação das pessoas, para que a missão e as metas da organização sejam alcançadas GROFF; MARSCHNER; SANÉ, GROFF, P.

O líder transformacional possui o carisma e o desenvolvimento humano para a condução de seus liderados. Liderança e motivação.

O estilo transformacional é liderar pelo carisma, inspiração e pelo estímulo intelectual, diante disso, é conhecida como uma liderança carismática. A distinção entre as abordagens transformacional e transacional está na questão dos valores.

Em relação às ações e à importância do líder no processo de gestão da mudança para adoção dos métodos ágeis, o entrevistado afirma que:. A liderança é um ponto focal, ser consultado quando necessário, trocar experiências, escutar o que está acontecendo, ser um direcionador das estratégias.

Os líderes demonstram interesse em participar, ajudar e têm um perfil de cooperação. Os demais líderes vão vendo os resultados dos projetos e vão querendo participar e se envolver mais, ou seja, o apoio da liderança vai aumentando à medida que os projetos vão demonstrando resultados Entrevistado 3.

A liderança impacta a cultura organizacional, diante disso, uma estratégia de sucesso é começar com a liderança e a visão de futuro para a mudança organizacional. É papel do líder apoiar a transformação, tal como foi apresentado pelos entrevistados, e ter a consciência do seu papel em liderar a mudança comunicando-a da forma correta.

The impact of leadership and change management strategy on organizational culture. European Scientific Journal, [s. The general review of how different leadership styles cause the transformational change efforts to be successful.

International Journal of Managment, Accounting and Economics, [s. Ao adotar métodos ágeis, as equipes precisam do suporte da liderança para que tenham um ambiente que promova a auto-organização e a autonomia.

Gestores ágeis estabelecem uma cultura de melhoria contínua e sustentável, dando apoio à estrutura, aos recursos e aos treinamentos. Enfim, formar essas equipes ágeis não é uma tarefa fácil, e a liderança precisa manter um ambiente saudável para garantir a performance de uma equipe ágil AUDY, AUDY, J.

As pessoas em posição de liderança procuram influenciar valores culturais, modelando elementos culturais de superfície, como símbolos, histórias e cerimônias.

Entretanto, se a gestão simbólica não for conduzida com convicção pelos gestores, ela pode representar manipulação evasiva de símbolos. Diante disso, entender como conduzir é tão importante quanto querer mudar, para tal, é necessário comunicar para os indivíduos e grupos impactados o que eles ganharão com a mudança mostrando a visão desejada e o que é esperado das pessoas.

Nas mudanças supracitadas destacamos a necessidade de mudança da própria liderança na condução, a necessidade de ter os profissionais mais próximos ao exercer o trabalho e uma melhor compreensão e foco no cliente BORGES; MOURÃO, BORGES, L. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia.

Porto Alegre: Artmed, O objetivo do estudo foi identificar as práticas e os valores da cultura organizacional e a gestão da mudança que podem auxiliar na transformação cultural com adoção dos métodos ágeis. Para a consecução desse objetivo, foram analisadas as práticas e os valores organizacionais, identificado o processo de gestão de mudança e, consequentemente, as melhorias percebidas no processo de inovação.

Transformação essa que não é algo simples de acontecer, uma vez que envolve mudança de pensamento, comportamentos, processos, atividades - envolvendo tanto as pessoas como as normativas e a própria cultura da organização.

Com o objetivo identificar a cultura organizacional vigente e analisar as práticas e valores das organizações que estão realizando a transformação cultural com ênfase na agilidade, observou-se o seguinte: maior igualitarismo nos diversos níveis; tempo e espaços físicos destinados para atividades relacionadas à inovação; confiança nos times para a realização do trabalho; preocupação do trabalho coletivo prevalecendo sobre o individual; foco da organização em entregar software de valor agregado; aceitação da incerteza para criar um ambiente propício para as inovações; e autonomia para que os profissionais possam ter a capacidade de inovar e de introduzir novas ideias ao trabalho.

Todos os elementos são importantes e incorporados aos valores e aos princípios ágeis que estão relacionados à adaptação, à interação e à colaboração entre todos os envolvidos na organização. Ainda sobre os valores organizacionais, o que merece atenção é o modelo de reconhecimento e recompensas, pois, segundo Kotter KOTTER, J.

Diante disso, as organizações devem observar as práticas e os valores para que possam acertadamente ajustar os critérios de promoção e fixar a nova cultura pretendida.

O processo de gestão da mudança para a aderência ao manifesto ágil, constatou-se que o processo de mudança para a adoção dos métodos ágeis teve as suas motivações pelas organizações por meio da busca de melhorias nos processos, conseguiu acelerar a entrega de software , melhorar o alinhamento de TI e negócios e aumentar a produtividade.

No processo de mudança, as etapas mais realizadas pelos respondentes foram o treinamento para as equipes, a comunicação da necessidade para a liderança e toda a organização e a definição de uma visão estratégica. De acordo com os entrevistados, as etapas da mudança não são tão claras e devem ser adaptadas de acordo com os experimentos realizados.

Sobre as barreiras que ocorreram no processo de adoção, identificou-se a resistência à mudança, a cultura organizacional resistente aos valores ágil e a falta de conhecimento, porém esta última precisa de atenção pelo fato de ser a principal etapa realizada, conforme apontaram os respondentes.

Ainda, os entrevistados reforçaram a necessidade de se fazer mais treinamentos e de se ter a presença de agentes de mudança da própria organização de forma a mitigar ou eliminar as barreiras. Diante da conformidade entre as motivações para a mudança e as medidas de sucesso, observou-se o êxito da adoção dos métodos ágeis por meio das inovações beneficiadas de processos, produtos e serviços e do envolvimento com o cliente.

Os entrevistados afirmaram que as conquistas de previsibilidade, a redução na entrega dos produtos, o aumento da qualidade dos produtos e o aumento da capacidade de inovação são fatores determinantes. Os processos de trabalho foram benéficos para os indivíduos e para a equipe, principalmente no relacionamento de trabalho entre áreas de TI e Negócio, o que reforça a motivação de alinhamento entre as áreas supracitadas e o princípio ágil.

A liderança na condução do processo de mudança apresentou características de uma liderança transformacional, atenta às emoções das pessoas e deixando-as à vontade com a mudança, o que vai de acordo com os valores e princípios ágeis que são: a motivação e a confiança nos indivíduos.

Constatou-se, portanto, que a adoção dos valores e dos princípios ágeis nas empresas afeta a cultura organizacional, gerando impactos positivos na qualidade da construção de produtos com maior qualidade e capacidade de inovação, foco no cliente e nas pessoas envolvidas.

As mudanças dos artefatos e valores organizacionais e a participação da liderança para a adoção dos métodos contribuíram para a adoção dos métodos ágeis e, consequentemente, para que os efeitos sejam percebidos por todos nas organizações.

Por fim, a partir da realização desta pesquisa, como sugestão de trabalhos futuros, tem-se a identificação de como pode ser o engajamento no trabalho antes e depois da transformação ágil como uma forma de verificar se os times de fato estão comprometidos e produtivos.

Sugere-se também que sejam efetuados estudos aprofundados analisar e identificar de que forma as práticas ágeis e de gestão afetam os valores organizacionais e as melhores práticas na gestão de mudança com utilização dos métodos ágeis para a adoção desses valores nas organizações.

Open menu Brazil. Perspectivas em Ciência da Informação. Submission of manuscripts About the journal Editorial Board Instructions to authors Contact. Português Español. Open menu. table of contents « previous current next ».

Abstract Resumo Portuguese Resumo English. Text PT Text Portuguese. PDF Download PDF Portuguese. Resumo A transformação ágil, como é denominada nas empresas que adotaram em algum nível organizacional a nova prática de trabalho, está sendo aplicada pelas empresas que pretendem rever os próprios valores presentes na cultura organizacional, e como uma nova forma de construir e manter seus produtos.

Tabela 1 Dados sociodemográficos: cargos, escolaridade e área de formação. REFERÊNCIAS ÁGIL. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Acesso em: 18 maio AGILE MANIFESTO.

Manifesto for agile software development. n], org Acesso em: 24 mar. BASS, B. BELIAS, M. BLOCK, L. La metodología ágil ha ganado una inmensa popularidad en el campo del desarrollo de software debido a su capacidad para adaptarse a los requisitos cambiantes , mejorar la colaboración y ofrecer productos de alta calidad de manera eficiente.

A diferencia de los modelos tradicionales en cascada, que siguen un enfoque secuencial, la metodología Agile promueve el desarrollo iterativo , la retroalimentación continua y la estrecha colaboración entre equipos multifuncionales. Al dividir el proyecto en tareas más pequeñas y manejables , Agile permite a los equipos ofrecer valor incremental a los clientes y responder rápidamente a las demandas del mercado.

En esta sección, profundizaremos en los principios fundamentales de la metodología Agile, exploraremos sus beneficios y brindaremos ejemplos de la vida real que resaltan su efectividad. principios básicos de la metodología ágil. Para comprender la metodología ágil, es esencial comprender sus principios básicos.

El Manifiesto Agile, un documento guía creado por un grupo de expertos en desarrollo de software, describe cuatro valores clave que sustentan la metodología Agile:. Reconoce que el éxito de un proyecto depende de las habilidades, la experiencia y las interacciones de las personas involucradas.

En lugar de dedicar demasiado tiempo a documentación exhaustiva, los equipos ágiles se centran en crear valor tangible a través de software funcional.

Al colaborar estrechamente con los clientes, los equipos obtienen una comprensión más profunda de sus requisitos y pueden realizar los ajustes necesarios con prontitud. Los equipos ágiles son flexibles y receptivos, adaptando sus planes y estrategias en función de los comentarios de los clientes y las condiciones cambiantes del mercado.

Estos principios forman la base de la metodología Agile, permitiendo a los equipos desarrollar productos que se alineen con las expectativas del cliente y proporcionen un valor comercial tangible.

beneficios de la metodología ágil. La adopción de la metodología Agile ofrece varios beneficios importantes para los equipos de desarrollo de productos. Algunas de las ventajas clave incluyen:. El enfoque iterativo permite la mejora continua y garantiza que el producto final cumpla con las expectativas del cliente.

Este entorno colaborativo fomenta la confianza, la transparencia y un sentido compartido de propiedad, lo que conduce a mejores resultados. Este énfasis en el control de calidad da como resultado un producto final más sólido y confiable.

Este enfoque centrado en el cliente conduce en última instancia a mayores niveles de satisfacción y a un producto que satisface mejor sus necesidades. Ejemplos y estudios de casos de la vida real. Numerosas organizaciones de diversas industrias han implementado con éxito la metodología Agile para optimizar su proceso de desarrollo de productos.

Exploremos algunos ejemplos:. Al organizar sus equipos de desarrollo en escuadrones, tribus y gremios autónomos, Spotify logró un tiempo de comercialización más rápido, una calidad mejorada y una cultura de mejora continua. Este enfoque les permitió ofrecer nuevas funciones y actualizaciones más rápidamente, responder a los comentarios de los clientes y mejorar la experiencia de conducción general.

Al emplear prácticas ágiles, como equipos multifuncionales, integración continua y automatización de pruebas , Netflix aceleró el desarrollo de sus productos, lo que lo llevó a su notable éxito en la industria del entretenimiento digital.

Estos ejemplos de la vida real demuestran la efectividad de la metodología Agile en diversos contextos y resaltan su potencial para impulsar. Introducción a la metodología ágil - Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos.

Tiempo de comercialización más rápido: una de las ventajas clave de utilizar la metodología ágil en el desarrollo de productos es la capacidad de entregar productos al mercado más rápido.

Las metodologías en cascada tradicionales suelen tener largas fases de planificación y desarrollo , lo que puede retrasar el tiempo que tarda un producto en llegar a los clientes. Por el contrario, las metodologías ágiles enfatizan el desarrollo iterativo y la retroalimentación frecuente, lo que permite a los equipos adaptarse rápidamente y realizar los cambios necesarios.

Esto significa que las empresas pueden lanzar productos mínimos viables MVP o nuevas funciones en plazos más cortos , obteniendo una ventaja competitiva en el mercado. Mayor satisfacción del cliente: las metodologías ágiles priorizan la colaboración y la retroalimentación del cliente durante todo el proceso de desarrollo.

Al involucrar a los clientes desde el principio e incorporar sus comentarios en cada iteración, las empresas pueden garantizar que el producto final satisfaga sus necesidades y expectativas. Este enfoque iterativo reduce el riesgo de desarrollar un producto que no resuene con el público objetivo , lo que genera una mayor satisfacción y lealtad del cliente.

Por ejemplo, una empresa de software que utiliza Agile podría lanzar una versión beta de su producto para un grupo selecto de clientes, recopilar comentarios y luego realizar mejoras basadas en esos comentarios antes del lanzamiento oficial. Calidad mejorada: las metodologías ágiles se centran en la integración y las pruebas continuas , lo que ayuda a identificar y abordar problemas en las primeras etapas del ciclo de desarrollo.

Al probar y validar funciones periódicamente, los equipos pueden detectar errores o problemas de usabilidad antes, lo que reduce la cantidad total de defectos en el producto final.

Además, Agile fomenta la colaboración interdisciplinaria, lo que permite a los desarrolladores, evaluadores, diseñadores y gerentes de productos trabajar en estrecha colaboración.

Esta colaboración fomenta una cultura de responsabilidad compartida y rendición de cuentas, lo que conduce a resultados de mayor calidad.

Flexibilidad y adaptabilidad: las metodologías ágiles adoptan el cambio y la adaptabilidad como principios básicos. Esta flexibilidad permite a los equipos responder rápidamente a los cambios del mercado, los comentarios de los clientes o los nuevos requisitos comerciales.

A diferencia de las metodologías tradicionales, donde los cambios suelen ser difíciles y costosos de implementar una vez que comienza el proceso de desarrollo, las metodologías ágiles dan la bienvenida al cambio y lo priorizan a lo largo del proyecto. Esta capacidad de pivotar y adaptarse garantiza que el producto final esté alineado con las necesidades en constante evolución del mercado y los clientes.

Colaboración y comunicación en equipo mejoradas: las metodologías ágiles fomentan una estrecha colaboración y comunicación entre los miembros del equipo. Las reuniones diarias , las sesiones periódicas de retroalimentación y la integración continua fomentan una cultura de comunicación abierta y transparencia.

Este entorno colaborativo mejora la dinámica del equipo, reduce los malentendidos y mejora la productividad general. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de productos que utiliza Agile podría tener reuniones diarias donde cada miembro del equipo comparte su progreso, desafíos y planes para el día.

Esto permite una rápida resolución de problemas, alineación y garantiza que todos estén en sintonía. Un ejemplo notable de una empresa que ha utilizado con éxito la metodología agile en el desarrollo de productos es Spotify. Los equipos de ingeniería de Spotify trabajan en equipos pequeños y autónomos que siguen los principios ágiles.

Este enfoque les permite lanzar nuevas funciones y actualizaciones a su plataforma de transmisión de música con frecuencia. Al dividir su desarrollo en tareas más pequeñas y manejables, Spotify puede adaptarse rápidamente a los comentarios de los clientes y las demandas del mercado , garantizando una experiencia de usuario perfecta.

consejos para implementar la metodología ágil:. Comience poco a poco: comience implementando la metodología Agile en un solo equipo o proyecto antes de escalarla a toda la organización.

Este enfoque permite una adopción y un aprendizaje más fáciles de los primeros éxitos y desafíos. Adopte la colaboración multifuncional: fomente la colaboración y la comunicación entre diferentes roles y departamentos, ya que conduce a una comprensión más holística del producto y mejores resultados.

Fomentar una cultura de mejora continua: las metodologías ágiles enfatizan el aprendizaje y la adaptación. Aliente a los equipos a reflexionar sobre sus procesos y encontrar formas de mejorar la eficiencia y la eficacia. Proporcione capacitación y apoyo adecuados: asegúrese de que los miembros del equipo reciban la capacitación y el apoyo adecuados para comprender y adoptar los principios y prácticas ágiles.

En conclusión, la metodología Agile ofrece numerosos beneficios en el desarrollo de productos , incluido un tiempo de comercialización más rápido, una mayor satisfacción del cliente, una mejor calidad, flexibilidad y una mejor colaboración en equipo.

Al adoptar agile , las empresas pueden ofrecer productos que se alineen mejor con las necesidades de los clientes, responder rápidamente a los cambios y mantenerse a la vanguardia en el dinámico panorama empresarial actual. Beneficios de la metodología ágil en el desarrollo de productos - Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos.

Desarrollo iterativo: uno de los principios clave de la metodología ágil es el desarrollo iterativo. En lugar de esperar hasta el final del proyecto para entregar el producto final, los equipos ágiles dividen el trabajo en partes más pequeñas y manejables llamadas iteraciones o sprints.

Cada iteración se centra en ofrecer un incremento de producto funcional , lo que permite comentarios y mejoras continuas. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de software puede lanzar una versión beta de su producto después de cada iteración, lo que permite a los usuarios probar y proporcionar comentarios, que pueden incorporarse en la siguiente iteración.

Colaboración con el cliente: la metodología ágil enfatiza la importancia de involucrar al cliente durante todo el proceso de desarrollo. Al colaborar estrechamente con el cliente, los equipos pueden obtener una comprensión más profunda de sus necesidades y expectativas, garantizando que el producto final cumpla con sus requisitos.

Esta colaboración puede adoptar diversas formas, como reuniones periódicas, demostraciones y sesiones de retroalimentación. Por ejemplo, un equipo de marketing puede involucrar a sus clientes en el proceso de toma de decisiones mediante la realización de grupos focales o encuestas para recopilar conocimientos y preferencias.

Entrega continua: los equipos ágiles se esfuerzan por lograr una entrega continua , lo que significa que su objetivo es tener un producto potencialmente entregable al final de cada iteración.

Esta práctica permite lanzamientos tempranos y frecuentes, lo que permite al equipo recopilar comentarios y realizar los ajustes necesarios con prontitud. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de aplicaciones móviles puede publicar actualizaciones de su aplicación cada dos semanas, incorporando comentarios de los usuarios y correcciones de errores en cada versión.

Equipos autoorganizados: la metodología ágil promueve equipos autoorganizados que tienen autonomía para tomar decisiones y determinar cómo se debe realizar el trabajo.

Este enfoque fomenta la colaboración, la creatividad y la responsabilidad dentro del equipo. Se anima a los miembros a hacerse cargo de sus tareas y colaborar con otros para lograr los objetivos del proyecto.

Por ejemplo, un equipo de marketing ágil puede tener miembros con diferentes conocimientos , como creación de contenidos, diseño y gestión de redes sociales, lo que les permite trabajar en colaboración para ejecutar campañas de marketing de forma eficaz.

Retrospectivas: Las retrospectivas son reuniones periódicas donde los equipos ágiles reflexionan sobre su trabajo e identifican áreas de mejora. Estas sesiones brindan la oportunidad de celebrar los éxitos , discutir desafíos y generar ideas sobre soluciones.

Al evaluar y adaptar continuamente sus procesos , los equipos pueden mejorar su eficiencia y eficacia. Por ejemplo, después de completar un proyecto , un equipo de desarrollo de software puede realizar una retrospectiva para analizar qué salió bien, qué podría mejorarse y cómo pueden aplicar esos aprendizajes a proyectos futuros.

Consejos para implementar principios y prácticas ágiles :. Un ejemplo notable de implementación ágil exitosa es Spotify.

A medida que la plataforma de transmisión de música creció rápidamente, enfrentaron desafíos para mantener un proceso de desarrollo innovador y de ritmo rápido. Para abordar estos desafíos, Spotify adoptó la metodología Agile, específicamente scrum y kanban.

Formaron equipos multifuncionales llamados "escuadrones" e implementaron desarrollo iterativo, entrega continua y retrospectivas periódicas. Esto les permitió ofrecer nuevas funciones y actualizaciones rápidamente, responder a los comentarios de los usuarios y mejorar continuamente su producto.

Al adoptar principios y prácticas ágiles , Spotify pudo fomentar una cultura de colaboración, innovación y mejora continua. Su transformación ágil no solo mejoró su proceso de desarrollo de productos , sino que también contribuyó a su éxito general en la altamente competitiva industria del streaming de música.

En conclusión, los principios y prácticas ágiles proporcionan un marco para el desarrollo de productos eficiente y eficaz. Al adoptar el desarrollo iterativo, la colaboración con el cliente, la entrega continua, los equipos autoorganizados y las retrospectivas periódicas, los equipos pueden ofrecer productos de alta calidad que satisfagan las necesidades de los clientes y se adapten a los requisitos cambiantes.

Implementar Agile requiere comunicación abierta, colaboración y voluntad de adaptarse y. Principios y prácticas ágiles - Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos. Comience con equipos pequeños y multifuncionales: uno de los principios clave de la metodología Agile es trabajar en equipos pequeños, autoorganizados y multifuncionales.

Esto significa que cada equipo debe tener miembros con diferentes habilidades y experiencia, lo que permite un enfoque más holístico para el desarrollo de productos. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de productos podría estar formado por un gerente de producto, diseñadores, desarrolladores y evaluadores de control de calidad.

Esto garantiza que todos los aspectos del producto se consideren y aborden durante todo el proceso de desarrollo. Adoptar el desarrollo iterativo e incremental: la metodología ágil promueve un enfoque iterativo e incremental para el desarrollo de productos.

En lugar de intentar entregar el producto completo de una vez, los equipos se concentran en entregar pequeños incrementos de trabajo del producto en intervalos regulares, conocidos como sprints.

Programa de Recompensas Ágil - O Desenvolvimento Ágil de Software parece desejável, mas ao mesmo tempo um pouco como um pensamento desejoso. Tudo isso fala em entregar produtos excelentes De acuerdo con nuestro compromiso de promover una cultura ágil Recompensas totales; Desarrollo Con este programa, buscamos acelerar el desarrollo de talento Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo. Isso indica como uma cultura programa seus membros para O processo de gestão da

em seu estudo apresenta a diferença cultural das nações através de dimensões, tais como, individualismo e coletivismo, distância do poder, masculinidade e feminilidade, evitar a incerteza, orientação de curto e longo prazo e indulgência e restrição.

Sendo a nacionalidade importante para a gestão e consequentemente para a cultura organizacional devido a questões políticas, sociológica e psicológica. Estes aspectos são inerentes dentro de um país para a formação da cultura, pois os indivíduos compartilham a forma de pensar, valores e crenças HOFSTEDE, HOFSTEDE, G.

Os valores são princípios e metas que norteiam o comportamento do indivíduo, que é o elemento integrador compartilhado por todos ou por parte dos membros da organização.

Os valores têm como função orientar a vida da empresa e guiar o comportamento dos seus membros, criando sobre eles modelos mentais semelhantes relativos ao funcionamento e à missão da organização TAMAYO; GONDIM, TAMAYO, A.

Escala de valores organizacionais. Revista de Administração, São Paulo, v. Para analisar os valores culturais por meio das dimensões, Schwartz e Ros SCHWARTZ, S.

Values in the west: a theoretical and empirical challenge to the individualism-collectivism cultural dimension. World Psychology, [s. derivaram as questões da seguinte forma: 1 definir a natureza da relação entre o indivíduo; 2 como garantir um comportamento responsável que preserva o tecido social; e 3 qual é a relação da humanidade com o mundo natural e social.

Entre os desafios na era digital para a inovação e a estratégia das organizações estabelecidas no mercado, está a cultura organizacional. Algumas culturas podem ser estimulantes e motivadoras, fazendo com que as pessoas trabalhem com eficiência e eficácia e sejam mais criativas.

Os fatores que podem auxiliar a cultura organizacional para o engajamento são o sentimento de pertencimento e a possibilidade de impactar e de decidir sobre o trabalho LANZER, LANZER, F.

Clima e cultura organizacional: entender, manter e mudar. Scotts Valley: Createspace, Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital.

São Paulo: Autêntica Business, A cultura organizacional tem impacto sobre o desempenho dos negócios e, entre as principais maneiras, estão a criação da direção estratégica e seus respectivos objetivos, a adaptabilidade e flexibilidade, o envolvimento e engajamento dos funcionários e a obtenção de uma consistência do conjunto de valores essenciais.

Os valores e os princípios estruturam a ação para se colocar em prática a estratégia organizacional DENISON et al. A força da cultura organizacional nas empresas globais: como conduzir mudanças de impacto e alinhar a estratégia e cultura. A cultura organizacional é o mecanismo de incentivo e de promoção do desenvolvimento de ideias inovadoras na empresa, gerando mudanças na relação entre os colaboradores e a sua gestão PULGARIN-MOLINA; ALEJANDRA GUERRERO, PULGARIN-MOLINA, S.

Innovative organizations: is a specific culture found in such an environment. REGE Revista de Gestão, São Paulo, v. Os fundadores ou os líderes criam a cultura da organização por meio de suas crenças, valores e suposições. No decorrer da sua existência, é necessário que haja a fixação e o aculturamento para novos membros.

Entre esses mecanismos destacam-se os líderes que alocam os recursos e realizam as recompensas, os sistemas, os procedimentos da organização e os ritos e rituais SCHEIN, SCHEIN, E.

O estilo da liderança dos supervisores imediatos obtém uma influência maior e está relacionado à percepção dos funcionários sobre a cultura organizacional BLOCK, BLOCK, L. O líder, que possui uma comunicação adequada com a equipe, poderá obter mais envolvimento e mais motivação das pessoas, alcançando, assim, a missão e as metas da organização GROFF; MARSCHNER; SANÉ, GROFF, P.

Cultura organizacional, liderança e comunicação interna: a sinergia necessária para enfrentar os novos tempos. Revista de Administração, Frederico Westphalen RS , v. A cultura afeta tanto a liderança quanto a liderança afeta a cultura. Os líderes precisam estar atentos à conservatividade, refletida nas crenças, nos valores, nas suposições, nos ritos e nas cerimônias, embutida na cultura e que pode dificultar os esforços para mudar a organização.

É necessário modificar aspectos-chave da cultura para as novas direções desejadas, por exemplo, inventar novos ritos que simbolizam o valor da própria mudança BASS; AVOLIO, BASS, B. Transformational Leadership and Organizational Culture.

Public Administration Quarterly, [s. Diante do impacto na cultura organizacional a liderança precisa apoiar a transição para os métodos ágeis, pois é necessária uma mudança cultural que abrace toda a empresa, para evitar conflitos de valores e princípios e obter valor nos métodos ágeis.

A transformação da inovação para ciclos curtos e adotar um comportamento flexível para testar as opções requer apoio da liderança, transparência, autonomia, alinhamento e capacitação. Para tal, a cultura organizacional é o mecanismo de incentivo e de promoção do desenvolvimento de ideias inovadoras na empresa DUARTE et al.

A estratégia da inovação radical: como qualquer empresa pode crescer e lucrar aplicando os princípios das organizações de ponta do Vale do Silício. A pesquisa classificou-se como mista e descritiva, sendo realizada em duas etapas para a consecução dos objetivos.

Primeiramente, foi realizada a etapa quantitativa por esta permitir grandes amostras da população, ou seja, os resultados, tal como um retrato real da população-alvo da pesquisa. Posteriormente, foi realizada a pesquisa qualitativa para permitir uma melhor compreensão e explicação dos fatos FONSECA, FONSECA, J.

Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, A pesquisa quantitativa tende a criar modelos abstratos ou a descrever e explicar fenômenos que produzem regularidades recorrentes e exteriores aos sujeitos MINAYO; DESLANDES; GOMES, MINAYO, M.

Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, A pesquisa qualitativa trata do universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Sendo esse o conjunto de fenômenos que faz parte da realidade social MINAYO; DESLANDES; GOMES, Os participantes da pesquisa foram, principalmente, os funcionários do Departamento de Tecnologia da informação TI de empresas privadas.

São profissionais com cargos de analista de sistemas, de qualidade, de suporte, Scrum Masters ou Agile Masters , Product Owners , Agile Coach e as respectivas lideranças. A escolha desses profissionais se deu devido à atuação nos métodos ágeis e pela importância deles como agentes de mudança na transformação cultural.

No primeiro momento da pesquisa quantitativa , os pesquisadores entraram em contato com os diversos profissionais e empresas para divulgar e enviar o instrumento de coleta de dados questionário on-line , o que implicou a participação por acessibilidade. O envio foi realizado por meio dos grupos de redes sociais: Linkedin e Facebook , empresas em que os pesquisadores realizaram consultoria e tem contato, e por e-mails de colegas da área.

Os respondentes somaram entre o período de agosto e setembro de , e as entrevistas individuais foram realizadas com sete participantes no período de setembro e outubro após a concessão para entrar em contato. Na sequência, foi realizada entrevista semiestruturada por meio de um roteiro preestabelecido, que poderia ser alterado no decorrer das entrevistas, já que se tratava de uma conversação efetuada face a face MARCONI; LAKATOS, MARCONI, M.

Fundamentos de metodologia científica. As entrevistas ocorreram após a coleta dos dados realizada com a aplicação do questionário para permitir uma melhor compreensão dos resultados obtidos referentes aos valores individuais e organizacionais e ao processo de mudança cultural.

Como já mencionado, as entrevistas foram realizadas com sete indivíduos por meio de ferramenta on-line Zoom com contato prévio após as respostas obtidas do questionário. As entrevistas tiveram tempo médio de 40 minutos e foram transcritas após a sua realização.

Os instrumentos, questionário e roteiro de entrevista, foram elaborados com base em Kotter KOTTER, J. e Tamayo, Mendes e Paz TAMAYO, A. O processo de análise e interpretação dos dados envolve diversas etapas, a fim de estabelecer os resultados obtidos pela pesquisa GIL, GIL, A.

Como elaborar projetos de pesquisa. Diante da proposta do método misto, utilizando-se a estratégia explanatória sequencial, é necessário analisar os elementos quantitativos para evidenciar as relações entre as variáveis de estudo, quantificar as informações obtidas por meio dos dados qualitativos e, finalmente, gerar a combinação dos dados quantitativos e qualitativos CRESWELL, CRESWELL, J.

Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Penso, Entre os procedimentos, por último, foi realizada a análise de conteúdo com a categorização inferência, descrição e interpretação. As atividades foram decompor os dados em partes, distribuir essas partes em categorias e descrever o resultado da categorização e a inferência dos resultados CRESWELL, ; MINAYO; DESLANDES; GOMES, MINAYO, M.

As categorias e suas subcategorias foram construídas, conforme Quadro 1 , por meio da literatura consultada e respostas dos participantes. Na Tabela 1 estão apresentados os cargos, a escolaridade e a área de formação mais assinalados dos respondentes.

O guia do Scrum. Acesso em: 05 janeiro O número de funcionários, em sua maioria, corresponde às faixas de a 1. A partir desta breve caracterização dos participantes, na sequência será apresentado e discutido sobre as categorias da análise deste trabalho: práticas e valores organizacionais e gestão de mudança.

São apresentados, a seguir, os resultados referentes aos artefatos presentes na cultura organizacional. Entre eles, estão as reuniões, os ritos e a estrutura organizacional. Observa-se que existem comemorações e reuniões, tanto nos times quanto nas organizações, o que demonstra foco na melhoria contínua no trabalho para que todos sejam estimulados a experimentar, a inspecionar e a se adaptar.

O importante é descobrir cedo o que não está funcionando e, então, modificar e se adaptar SABBAGH, SABBAGH, R. Scrum: gestão ágil para projetos de sucesso. Esse fato foi confirmado pelos entrevistados quando são analisadas estas respostas:. Tem uma área corporativa da empresa com o Agile Coaches e Agile Masters.

Realizam um planejamento anual de treinamento e capacitações relacionados à agilidade. Temos aplicado a roda ágil, um modelo de maturidade, para os times e o que eles precisam melhorar dentro da agilidade Entrevistado 6. Está acontecendo essa transformação tem dois anos e foi top-down , começou na presidência, diretoria e foi descendo nas camadas.

Estamos num momento em que estamos testando, errando, aprendendo e evoluindo. São realizadas as mentorias, treinamentos e um acompanhamento focado na agilidade Entrevistado 7. Outros questionamentos foram:.

a se é destinado ao time o tempo e a autonomia necessários para a conquista da excelência ao trabalho? b se a organização tem instalações físicas que permitam atividades relacionadas à inovação? c se a organização confia ao time a realização do trabalho oferecendo o ambiente e o suporte necessários?

É a cultura da organização que cria os parâmetros para o comportamento desejável e define qual se será incentivado, é também essa cultura que determina qual comportamento é inaceitável e qual será censurado.

O processo de inovação depende da existência de especialistas motivados e com autonomia, que trabalhem em equipes ou em rede, em um ambiente propício para a geração de ideias.

A autonomia, o empoderamento e a comunicação aberta são determinantes para uma cultura que influência a inovação. O layout do ambiente também contribui para a aproximação das pessoas, eliminando paredes e portas, facilitando o processo comunicativo BRUNO-FARIA; FONSECA, BRUNO-FARIA, M.

Cultura de Inovação: Conceitos e Modelos Teóricos. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. Organizational culture's influence on creativity and innovation: a review of the literature and implications for human resource development.

Advances in Developing Human Resources, [s. Estrutura organizacional e equipes de trabalho: estudo da mudança organizacional em quatro grandes empresas industriais. Gestão e Produção, São Carlos, v. Capacidade de inovação: análise estrutural e o efeito moderador da organicidade da estrutura organizacional e da gestão de projetos.

Tese Doutorado em Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Os respondentes foram questionados sobre o igualitarismo na organização. Na comparação entre antes e depois da transformação ágil, é possível perceber uma maior presença de comportamentos igualitários.

O igualitarismo avalia a preocupação da organização com o bem-estar dos outros, a existência de poucos níveis de autoridade e um gerenciamento participativo TAMAYO; MENDES; PAZ, TAMAYO, A. Em muitas organizações que realizam a transformação ágil, nos papéis de Product Owner, Scrum Master e os desenvolvedores não existe uma relação hierárquica para permanecer a decisão imparcial, independentemente da posição na hierarquia.

Nas organizações com estruturas hierárquicas rígidas, na qual existe a comunicação de cima para baixo e de baixa integração entre as funções, é improvável que haja apoio informacional e cooperação multifuncional TIDD; BESSANT, TIDD, J.

Com relação às crenças e aos valores presentes na cultura organizacional relacionados nesta pesquisa, entre eles, estão a colaboração, o controle da incerteza, a autonomia, o manifesto ágil e a recompensa.

Em uma transformação inspirada nas práticas ágeis, as equipes multidisciplinares são compostas de perfis de profissionais de diferentes áreas, colaborando em determinado projeto, produto ou funcionalidade. A criação de um software requer criatividade e é considerada um aprendizado constante entre clientes e fornecedores por meio de cada feedback das entregas.

Em empresas inovadoras, tolerar a incerteza e a ambiguidade das iniciativas pode ser uma ação aceita mesmo com os resultados desconhecidos. A formação de equipes torna-se a solução para a realização das inovações, porém é necessário melhorar o sistema de recompensas para encorajar a cooperação ao invés do individualismo.

Ressalta-se que são itens fundamentais para adoção dos métodos ágeis: a transparência, a autonomia, o alinhamento, a capacitação e o apoio da liderança GOMES, GOMES, A. As perguntas relacionadas ao individualismo x coletivismo na organização na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

No lado individualista, os laços entre os indivíduos são soltos e, no lado coletivista, as pessoas são integradas em grupos fortes e coesos HOFSTEDE, HOFSTEDE, G.

Ainda sobre as perguntas relacionadas aos princípios e aos valores ágeis na organização. Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma influência dos valores e dos princípios do manifesto ágil na cultura organizacional.

Os entrevistados afirmam que:. O manifesto ágil fica pregado nas paredes para reler. Nós questionamos algumas coisas também dos frameworks para ver se faz sentido para a cultura da empresa Entrevistado 3.

Os valores são trabalhados implicitamente dentro da organização. A gestão e direção vem conversando na mesma língua dos valores da agilidade, por exemplo, adaptar a nossa situação mais do que seguir o plano e entregar os valores que os clientes desejam mesmo que isso fuja do contrato Entrevistado 6.

No questionário foram apresentadas perguntas relacionadas a Evitar Incertezas na organização, autonomia e recompensa.

São elementos que fomentam a capacidade de uma equipe ágil para construir melhores produtos por meio de uma cultura de inovação, sendo necessário que haja uma tolerância ao erro e à ambiguidade, ao encorajamento da autonomia dos indivíduos para expressar opiniões e aos reconhecimentos pelos esforços e pelas conquistas.

Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma abertura a aceitar as incertezas.

Evitar incertezas não é o mesmo que evitar os riscos, e sim a tolerância para a ambiguidade. Isso indica como uma cultura programa seus membros para que se sintam confortáveis ou não em situações novas, desconhecidas e diferentes do normal HOFSTEDE, HOFSTEDE, G. A inovação tem a ver, essencialmente, com aprendizagem e a mudança, é disruptiva, onerosa e envolve risco.

A ideia de aprendizagem por meio de tentativa e erro para que as pessoas possam aumentar as chances de sucesso em inovação são inerentes ao processo em si TIDD; BESSANT, TIDD, J.

Na comparação das perguntas relacionadas à autonomia versus conservadorismo na organização, entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

Na Autonomia, a pessoa é vista como uma entidade autônoma e limitada que encontra significado em sua própria singularidade, que procura expressar seus próprios atributos internos e é encorajado a fazê-lo SCHWARTZ; ROS, SCHWARTZ, S.

Por último, a pergunta relacionada à Recompensa na organização. Na comparação entre antes e após a transformação ágil, é possível perceber nas respostas em Concorda e Concorda Totalmente após a transformação uma maior presença de comportamentos na direção do coletivismo.

As recompensas são como as pessoas são valorizadas pela empresa que podem ser entendidas como o atendimento das expectativas e das necessidades, por exemplo, as econômicas, as de crescimento pessoal e profissional e as necessidades de reconhecimento.

Durante uma mudança organizacional como foco na cultura, deve-se entender como as recompensas se adequam para garantir o pessoal capacitado e motivado para atingir os objetivos organizacionais.

Aspectos que podem levar ao engajamento são fazer parte de algo maior que só faz sentido em termos de propósito e valor, pertencer a um grupo, ter impacto e participar DUTRA, DUTRA, J.

Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. Foram apresentados neste capítulo os resultados dos impactos positivos da autonomia, coletividade, igualitarismo dentro outros elementos que compõem a cultura de uma empresa.

A cultura organizacional tem impacto no desempenho dos negócios e entender como a adoção dos métodos ágeis afetam a cultura se faz necessário para guiar os valores da empresa com a função de orientar a vida da empresa e guiar os comportamentos dos seus membros para a ação desejada para a estratégia da organização TAMAYO; GONDIM, TAMAYO, A.

Dessa forma, observa-se que os dados da pesquisa estão na mesma linha com mais de Ou seja, a maior parte está nos anos iniciais da adoção, o que envolve um processo de aprendizado e de controle para que a mudança tenha maior efeito na organização e nos processos.

Enfatiza-se que o processo de mudança envolve a participação sinérgica de todos os setores e participantes. Após questionar sobre a motivação e os setores participantes do processo de mudança, perguntou-se sobre as etapas desse processo para a adoção dos métodos ágeis.

Em relação às etapas para a mudança, os entrevistados afirmam o seguinte:. Foi experimentado dentro de um time o framework Scrum gerando os benefícios começaram os treinamentos dos frameworks e métodos da liderança e dos times Entrevistado 1.

Adotamos um modelo de mudança completa em toda a organização. Nós tivemos uma comunicação da liderança com o modelo a ser utilizado, na época da transformação, muitos tiveram uma mudança na sua carreira, porém não tão bem explicadas.

Os Agile Coaches , na sequência, traçaram o planejamento da transformação. As etapas são mais conturbadas na transformação quando temos que adaptar de acordo com os experimentos e vamos testar, errar, corrigir e aprender Entrevistado 6.

As informações apresentadas pelo questionário e, posteriormente, pelas entrevistas corroboram com a ideia de as sequências das etapas não serem bem definidas dentro de uma mudança organizacional com o foco na adoção dos métodos ágeis.

Comunicar a visão e treinar a liderança são passos iniciais que devem ser tomados para garantir mudança de comportamento e para que a liderança apoie os liderados na transformação ágil, pois a comunicação vinda do líder imediato é mais eficaz para despertar o desejo pela mudança HIATT, HIATT, J.

ADKAR: um modelo para mudança em negócios, governo e em nossa comunidade. Colorado: Prosci Inc. Observa-se que o processo de mudança pode apresentar barreiras, que ocorrem desde aspectos comportamentais dos indivíduos até a própria estrutura e cultura das organizações SCHEIN, SCHEIN, E.

Para a transformação ágil, isso não seria diferente, dessa forma, questionou-se quais as barreiras que ocorreram para a adoção dos métodos ágeis. Os resultados organizacionais são o resultado coletivo da mudança individual, portanto, quanto mais rápido os empregados aderirem, mais rapidamente os benefícios serão alcançados.

Diante do exposto, ressalta-se que uma gestão de mudanças organizacional abrange a comunicação, os treinamentos, o coaching , o patrocínio e a gestão da resistência, portanto, é uma responsabilidade da gestão HIATT; CREASEY, HIATT, J.

Gestão de Mudanças: o lado humano da mudança. Caso sejam os mesmos a identificar que também terão benefícios, o processo será facilitado e terá engajamento - caso contrário, pode ocorrer a resistência à mudança, conforme foi identificado na pesquisa.

Logo, a comunicação é uma importante ferramenta nesse processo para facilitar e explicar os benefícios, as atividades e as necessidades para a realização da mudança. Como uma forma de mitigar ou de eliminar essas barreiras, foi questionado aos entrevistados da pesquisa quais seriam as possíveis ações para tal, conforme pode ser visualizado nas verbalizações a seguir.

As ações para mitigar ou eliminar as barreiras são a orientação e o treinamento para o Agile Master para responsabilizar o Agile Master na transformação ágil. São levantados os riscos, as sugestões de melhoria para apoiar a liderança na transformação, porém este trabalho é muito lento devido às possibilidades de atuação Entrevistado 1.

Em relação às barreiras, uma das coisas que ajudou foi ter um Agile Coach interno da empresa, ou seja, tínhamos o sentimento, por mais que ele também estivesse aprendendo no momento da mudança, que era um de nós, portanto, existia uma relação de cuidado maior com as pessoas Entrevistado 7.

É fundamental para a mudança organizacional comunicar a visão de forma eficaz para que todos os envolvidos entendam o que é esperado de si e qual é o seu papel dentro da mudança.

Uma das formas apresentadas pelos entrevistados é justamente o empoderamento para remover a resistência, porém é necessário que haja a realização de treinamentos para que os indivíduos possam assumir com segurança os novos comportamentos esperados na mudança KOTTER, KOTTER, J.

A transição para os métodos ágeis carrega motivações devido ao valor que é agregado ao cliente com qualidade e velocidade, permitindo uma comunicação constante e o planejamento iterativo com o cliente, evitando os desperdícios e os custos desnecessários GOMES, GOMES, A.

Ao medir o sucesso pela satisfação do usuário e pelo valor do negócio, reforça-se um conceito que vem ganhando força no mercado que é o customer centricity , em tradução literal significa centralidade no cliente, nela está uma perspectiva de colocar o cliente na jornada de valor de toda a corporação e no centro das ações, adotando uma cultura com foco na evolução do comportamento do consumidor.

Promover melhorias na qualidade e no processo é inerente aos métodos ágeis, pois, se a equipe não prestar atenção à qualidade, é impossível entregar em ciclos curtos.

Várias práticas ágeis estão presentes no XP, como incorporar frequentemente todo o trabalho, testar em todos os níveis do sistema e pesquisa ou experimentos em janelas de tempo MAGALDI; SALIBI NETO, MAGALDI, S.

As falas dos entrevistados reforçam a necessidade de se ter o trabalho de uma equipe multifuncional que possui conhecimentos e habilidades interdisciplinares, fomentando pensamentos divergentes para colaborar em ideias e construir novos produtos, reduzindo custos e aumentando a qualidade.

Estas impactaram a forma como se entregam os produtos e faz com que surja um envolvimento com os clientes. Os princípios do Manifesto Ágil AGILE MANIFESTO, , p. Para assumir essa cultura inovadora, os comportamentos de abertura a riscos, a comunicação interna, as recompensas e os reconhecimentos, os ambientes físicos e sociais e a cooperação e o trabalho em equipe influenciam diretamente a cultura organizacional AGILE MANIFESTO, ; GOMES et al.

Cultura Organizacional e Inovação: uma perspectiva a partir do modelo de Schein. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, v.

A atuação da liderança como um elemento importante para a transformação ágil das organizações, uma vez que precisa possuir valores e princípios condizentes com a mudança para não gerar dificuldades ao realizar as mudanças necessárias na organização, e, por meio de uma comunicação adequada com a equipe, poderá obter um maior envolvimento e motivação das pessoas, para que a missão e as metas da organização sejam alcançadas GROFF; MARSCHNER; SANÉ, GROFF, P.

O líder transformacional possui o carisma e o desenvolvimento humano para a condução de seus liderados. Liderança e motivação. O estilo transformacional é liderar pelo carisma, inspiração e pelo estímulo intelectual, diante disso, é conhecida como uma liderança carismática.

A distinção entre as abordagens transformacional e transacional está na questão dos valores. Em relação às ações e à importância do líder no processo de gestão da mudança para adoção dos métodos ágeis, o entrevistado afirma que:.

A liderança é um ponto focal, ser consultado quando necessário, trocar experiências, escutar o que está acontecendo, ser um direcionador das estratégias.

Os líderes demonstram interesse em participar, ajudar e têm um perfil de cooperação. Os demais líderes vão vendo os resultados dos projetos e vão querendo participar e se envolver mais, ou seja, o apoio da liderança vai aumentando à medida que os projetos vão demonstrando resultados Entrevistado 3.

A liderança impacta a cultura organizacional, diante disso, uma estratégia de sucesso é começar com a liderança e a visão de futuro para a mudança organizacional. É papel do líder apoiar a transformação, tal como foi apresentado pelos entrevistados, e ter a consciência do seu papel em liderar a mudança comunicando-a da forma correta.

The impact of leadership and change management strategy on organizational culture. European Scientific Journal, [s. The general review of how different leadership styles cause the transformational change efforts to be successful. International Journal of Managment, Accounting and Economics, [s.

Ao adotar métodos ágeis, as equipes precisam do suporte da liderança para que tenham um ambiente que promova a auto-organização e a autonomia. Gestores ágeis estabelecem uma cultura de melhoria contínua e sustentável, dando apoio à estrutura, aos recursos e aos treinamentos. Enfim, formar essas equipes ágeis não é uma tarefa fácil, e a liderança precisa manter um ambiente saudável para garantir a performance de uma equipe ágil AUDY, AUDY, J.

As pessoas em posição de liderança procuram influenciar valores culturais, modelando elementos culturais de superfície, como símbolos, histórias e cerimônias.

Entretanto, se a gestão simbólica não for conduzida com convicção pelos gestores, ela pode representar manipulação evasiva de símbolos.

Diante disso, entender como conduzir é tão importante quanto querer mudar, para tal, é necessário comunicar para os indivíduos e grupos impactados o que eles ganharão com a mudança mostrando a visão desejada e o que é esperado das pessoas.

Nas mudanças supracitadas destacamos a necessidade de mudança da própria liderança na condução, a necessidade de ter os profissionais mais próximos ao exercer o trabalho e uma melhor compreensão e foco no cliente BORGES; MOURÃO, BORGES, L. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia.

Porto Alegre: Artmed, O objetivo do estudo foi identificar as práticas e os valores da cultura organizacional e a gestão da mudança que podem auxiliar na transformação cultural com adoção dos métodos ágeis.

Para a consecução desse objetivo, foram analisadas as práticas e os valores organizacionais, identificado o processo de gestão de mudança e, consequentemente, as melhorias percebidas no processo de inovação.

Transformação essa que não é algo simples de acontecer, uma vez que envolve mudança de pensamento, comportamentos, processos, atividades - envolvendo tanto as pessoas como as normativas e a própria cultura da organização.

Com o objetivo identificar a cultura organizacional vigente e analisar as práticas e valores das organizações que estão realizando a transformação cultural com ênfase na agilidade, observou-se o seguinte: maior igualitarismo nos diversos níveis; tempo e espaços físicos destinados para atividades relacionadas à inovação; confiança nos times para a realização do trabalho; preocupação do trabalho coletivo prevalecendo sobre o individual; foco da organização em entregar software de valor agregado; aceitação da incerteza para criar um ambiente propício para as inovações; e autonomia para que os profissionais possam ter a capacidade de inovar e de introduzir novas ideias ao trabalho.

Todos os elementos são importantes e incorporados aos valores e aos princípios ágeis que estão relacionados à adaptação, à interação e à colaboração entre todos os envolvidos na organização.

Ainda sobre os valores organizacionais, o que merece atenção é o modelo de reconhecimento e recompensas, pois, segundo Kotter KOTTER, J. Diante disso, as organizações devem observar as práticas e os valores para que possam acertadamente ajustar os critérios de promoção e fixar a nova cultura pretendida.

O processo de gestão da mudança para a aderência ao manifesto ágil, constatou-se que o processo de mudança para a adoção dos métodos ágeis teve as suas motivações pelas organizações por meio da busca de melhorias nos processos, conseguiu acelerar a entrega de software , melhorar o alinhamento de TI e negócios e aumentar a produtividade.

No processo de mudança, as etapas mais realizadas pelos respondentes foram o treinamento para as equipes, a comunicação da necessidade para a liderança e toda a organização e a definição de uma visão estratégica.

De acordo com os entrevistados, as etapas da mudança não são tão claras e devem ser adaptadas de acordo com os experimentos realizados. Sobre as barreiras que ocorreram no processo de adoção, identificou-se a resistência à mudança, a cultura organizacional resistente aos valores ágil e a falta de conhecimento, porém esta última precisa de atenção pelo fato de ser a principal etapa realizada, conforme apontaram os respondentes.

Ainda, os entrevistados reforçaram a necessidade de se fazer mais treinamentos e de se ter a presença de agentes de mudança da própria organização de forma a mitigar ou eliminar as barreiras. Diante da conformidade entre as motivações para a mudança e as medidas de sucesso, observou-se o êxito da adoção dos métodos ágeis por meio das inovações beneficiadas de processos, produtos e serviços e do envolvimento com o cliente.

Os entrevistados afirmaram que as conquistas de previsibilidade, a redução na entrega dos produtos, o aumento da qualidade dos produtos e o aumento da capacidade de inovação são fatores determinantes.

Os processos de trabalho foram benéficos para os indivíduos e para a equipe, principalmente no relacionamento de trabalho entre áreas de TI e Negócio, o que reforça a motivação de alinhamento entre as áreas supracitadas e o princípio ágil. A liderança na condução do processo de mudança apresentou características de uma liderança transformacional, atenta às emoções das pessoas e deixando-as à vontade com a mudança, o que vai de acordo com os valores e princípios ágeis que são: a motivação e a confiança nos indivíduos.

Entrega continua: los equipos ágiles se esfuerzan por lograr una entrega continua , lo que significa que su objetivo es tener un producto potencialmente entregable al final de cada iteración. Esta práctica permite lanzamientos tempranos y frecuentes, lo que permite al equipo recopilar comentarios y realizar los ajustes necesarios con prontitud.

Por ejemplo, un equipo de desarrollo de aplicaciones móviles puede publicar actualizaciones de su aplicación cada dos semanas, incorporando comentarios de los usuarios y correcciones de errores en cada versión.

Equipos autoorganizados: la metodología ágil promueve equipos autoorganizados que tienen autonomía para tomar decisiones y determinar cómo se debe realizar el trabajo. Este enfoque fomenta la colaboración, la creatividad y la responsabilidad dentro del equipo.

Se anima a los miembros a hacerse cargo de sus tareas y colaborar con otros para lograr los objetivos del proyecto.

Por ejemplo, un equipo de marketing ágil puede tener miembros con diferentes conocimientos , como creación de contenidos, diseño y gestión de redes sociales, lo que les permite trabajar en colaboración para ejecutar campañas de marketing de forma eficaz.

Retrospectivas: Las retrospectivas son reuniones periódicas donde los equipos ágiles reflexionan sobre su trabajo e identifican áreas de mejora.

Estas sesiones brindan la oportunidad de celebrar los éxitos , discutir desafíos y generar ideas sobre soluciones.

Al evaluar y adaptar continuamente sus procesos , los equipos pueden mejorar su eficiencia y eficacia. Por ejemplo, después de completar un proyecto , un equipo de desarrollo de software puede realizar una retrospectiva para analizar qué salió bien, qué podría mejorarse y cómo pueden aplicar esos aprendizajes a proyectos futuros.

Consejos para implementar principios y prácticas ágiles :. Un ejemplo notable de implementación ágil exitosa es Spotify. A medida que la plataforma de transmisión de música creció rápidamente, enfrentaron desafíos para mantener un proceso de desarrollo innovador y de ritmo rápido.

Para abordar estos desafíos, Spotify adoptó la metodología Agile, específicamente scrum y kanban. Formaron equipos multifuncionales llamados "escuadrones" e implementaron desarrollo iterativo, entrega continua y retrospectivas periódicas.

Esto les permitió ofrecer nuevas funciones y actualizaciones rápidamente, responder a los comentarios de los usuarios y mejorar continuamente su producto. Al adoptar principios y prácticas ágiles , Spotify pudo fomentar una cultura de colaboración, innovación y mejora continua.

Su transformación ágil no solo mejoró su proceso de desarrollo de productos , sino que también contribuyó a su éxito general en la altamente competitiva industria del streaming de música. En conclusión, los principios y prácticas ágiles proporcionan un marco para el desarrollo de productos eficiente y eficaz.

Al adoptar el desarrollo iterativo, la colaboración con el cliente, la entrega continua, los equipos autoorganizados y las retrospectivas periódicas, los equipos pueden ofrecer productos de alta calidad que satisfagan las necesidades de los clientes y se adapten a los requisitos cambiantes.

Implementar Agile requiere comunicación abierta, colaboración y voluntad de adaptarse y. Principios y prácticas ágiles - Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos.

Comience con equipos pequeños y multifuncionales: uno de los principios clave de la metodología Agile es trabajar en equipos pequeños, autoorganizados y multifuncionales. Esto significa que cada equipo debe tener miembros con diferentes habilidades y experiencia, lo que permite un enfoque más holístico para el desarrollo de productos.

Por ejemplo, un equipo de desarrollo de productos podría estar formado por un gerente de producto, diseñadores, desarrolladores y evaluadores de control de calidad. Esto garantiza que todos los aspectos del producto se consideren y aborden durante todo el proceso de desarrollo.

Adoptar el desarrollo iterativo e incremental: la metodología ágil promueve un enfoque iterativo e incremental para el desarrollo de productos.

En lugar de intentar entregar el producto completo de una vez, los equipos se concentran en entregar pequeños incrementos de trabajo del producto en intervalos regulares, conocidos como sprints. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de software puede lanzar un producto mínimo viable MVP para recopilar comentarios y luego iterarlo para agregar características y mejoras adicionales.

Fomentar la comunicación y la colaboración efectivas: la comunicación y la colaboración son cruciales para la implementación exitosa de la metodología Agile. Los equipos deben tener reuniones periódicas, como reuniones diarias, donde puedan discutir el progreso, abordar cualquier obstáculo y planificar el día.

Además, Agile promueve la comunicación cara a cara y anima a los miembros del equipo a trabajar en estrecha colaboración, incluso si están en diferentes funciones o departamentos. Herramientas como el software de gestión de proyectos , las videoconferencias y las plataformas de colaboración en línea pueden facilitar una comunicación y colaboración efectivas, especialmente cuando se trabaja de forma remota.

Empoderar a los equipos y promover la autonomía: la metodología ágil enfatiza empoderar a los equipos y darles autonomía para tomar decisiones y apropiarse de su trabajo. Esto no sólo eleva la moral sino que también fomenta la creatividad y la innovación.

Por ejemplo, en lugar de microgestionar el proceso de desarrollo, los gerentes pueden brindar orientación y apoyo, al tiempo que permiten que el equipo decida cómo lograr mejor los resultados deseados.

Esta autonomía puede conducir a una resolución de problemas y una toma de decisiones más eficientes, ya que los miembros del equipo están capacitados para utilizar sus conocimientos y experiencia. Spotify es un excelente ejemplo de una empresa que implementó con éxito la metodología Agile en sus equipos de desarrollo de productos.

Adoptaron el concepto de escuadrones, que son equipos pequeños y multifuncionales responsables de áreas específicas del producto. Cada escuadrón tiene una misión clara y está facultado para tomar decisiones de forma autónoma.

Para fomentar la comunicación y la colaboración efectivas, Spotify introdujo varias ceremonias, como reuniones diarias, planificación de sprints y retrospectivas. Su enfoque iterativo e incremental les permite ofrecer continuamente nuevas funciones y mejoras a su plataforma de transmisión de música, en función de los comentarios de los usuarios y las demandas del mercado.

Consejos para implementar metodología ágil en equipos de desarrollo de productos:. La implementación de la metodología Agile en los equipos de desarrollo de productos requiere un cambio de mentalidad y la voluntad de aceptar el cambio. siguiendo estos principios , ejemplos y consejos , las organizaciones pueden crear un entorno más eficiente y colaborativo que permita a los equipos ofrecer productos de alta calidad que satisfagan las necesidades de los clientes.

La gestión ágil de proyectos implica una variedad de herramientas y técnicas que permiten a los equipos planificar, ejecutar y monitorear sus proyectos de manera efectiva.

Estas herramientas y técnicas están diseñadas para mejorar la colaboración, mejorar la productividad y garantizar que los proyectos sigan el rumbo. En esta sección, exploraremos cinco herramientas y técnicas clave de gestión ágil de proyectos que pueden ayudar a su equipo a lograr un desarrollo de productos eficiente.

marco scrum : El marco Scrum es una de las técnicas ágiles de gestión de proyectos más utilizadas. Divide el proyecto en unidades pequeñas y manejables llamadas sprints, que normalmente duran de dos a cuatro semanas.

El equipo trabaja en conjunto para ofrecer un incremento de producto potencialmente entregable al final de cada sprint.

Las reuniones diarias, la planificación de sprints, las revisiones de sprints y las retrospectivas son algunas de las actividades clave que impulsan el marco de Scrum. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de software puede utilizar el marco Scrum para desarrollar y lanzar nuevas funciones en ciclos iterativos, lo que permite recibir comentarios y mejoras continuas.

Tableros Kanban: Kanban es una técnica visual de gestión de proyectos que ayuda a los equipos a visualizar su flujo de trabajo y gestionar elementos de trabajo de manera eficiente. Un tablero kanban normalmente consta de columnas que representan diferentes etapas del proyecto , como "Por hacer", "En progreso" y "Listo".

Cada elemento de trabajo está representado por una tarjeta o nota adhesiva que se mueve por el tablero a medida que avanza en el flujo de trabajo. Los tableros Kanban brindan una descripción clara del estado del proyecto, identifican cuellos de botella y permiten a los equipos priorizar las tareas de manera efectiva.

Por ejemplo, un equipo de marketing puede utilizar un tablero kanban para realizar un seguimiento de los resultados de la campaña, garantizando que cada tarea se complete a tiempo. historias de usuarios : las historias de usuarios son descripciones concisas y centradas en el cliente de la funcionalidad o característica deseada.

Ayudan a los equipos ágiles a comprender y priorizar las necesidades de los clientes, garantizando que el proceso de desarrollo de productos siga centrado en ofrecer valor. Las historias de usuarios suelen seguir una plantilla simple: "Como [rol], quiero [objetivo] para ese [beneficio]".

Por ejemplo, un equipo de comercio electrónico puede tener una historia de usuario como: "Como cliente, quiero poder buscar productos fácilmente para poder encontrar lo que necesito rápidamente". Las historias de usuarios sirven como base para la planificación de sprints y guían al equipo de desarrollo en la creación de funciones que satisfagan las expectativas del cliente.

Retrospectivas: Las retrospectivas son reuniones periódicas que se llevan a cabo al final de cada sprint o fase del proyecto para reflexionar sobre el desempeño del equipo e identificar áreas de mejora.

Esta técnica fomenta la comunicación abierta y honesta entre los miembros del equipo y fomenta una cultura de aprendizaje y adaptación continuos. Durante una retrospectiva, el equipo analiza lo que salió bien, lo que no salió bien y las acciones que deben tomarse para mejorar el desempeño futuro.

Al adoptar retrospectivas, los equipos pueden identificar y abordar problemas desde el principio, lo que conduce a una mayor eficiencia y productividad.

Software de gestión de proyectos ágil : el software de gestión de proyectos ágil proporciona a los equipos una plataforma centralizada para colaborar , planificar y realizar un seguimiento de sus proyectos. Estas herramientas suelen ofrecer funciones como gestión de tareas , seguimiento del progreso, comunicación en equipo e informes.

ejemplos de software de gestión de proyectos ágil y popular son Jira, Trello y Asana. Estas herramientas ayudan a los equipos a optimizar su flujo de trabajo, visualizar el progreso del proyecto y garantizar que todos estén en sintonía.

Por ejemplo, un equipo de desarrollo software que utiliza Jira puede crear y asignar tareas, realizar un seguimiento de su progreso y visualizar el estado general del proyecto a través de paneles personalizables.

En conclusión, las herramientas y técnicas ágiles de gestión de proyectos desempeñan un papel crucial para garantizar un desarrollo eficiente de productos. Ya sea utilizando el marco Scrum, visualizando el flujo de trabajo con tableros Kanban, creando historias de usuarios, realizando retrospectivas o aprovechando el software de gestión de proyectos ágil, estas herramientas y técnicas permiten a los equipos colaborar de manera efectiva, adaptarse a los cambios y ofrecer productos de alta calidad.

Al incorporar estas prácticas en su enfoque de gestión de proyectos, puede mejorar la productividad de su equipo y lograr resultados exitosos. Técnicas y herramientas de gestión ágil de proyectos - Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos. En la metodología Agile, el ciclo de vida del desarrollo del producto sigue un enfoque flexible e iterativo.

A diferencia de los métodos tradicionales en cascada, en los que todo el proyecto se planifica por adelantado, Agile permite una retroalimentación, adaptación y entrega constantes de valor incremental. El ciclo de vida del desarrollo de productos agile consta de varias fases clave que garantizan un desarrollo eficiente y eficaz.

Descubrimiento del producto: esta fase implica comprender el planteamiento del problema , identificar las necesidades del usuario y definir la visión y los objetivos del producto. Es fundamental realizar investigaciones de usuarios , análisis de mercado y análisis de la competencia durante esta fase.

Por ejemplo, un equipo de desarrollo software que crea una herramienta de gestión de proyectos podría realizar entrevistas con usuarios potenciales para recopilar información sobre sus puntos débiles y requisitos.

Planificación de lanzamientos: Una vez definida la visión del producto, el siguiente paso es planificar los lanzamientos. Los equipos ágiles trabajan en iteraciones cortas llamadas sprints, que normalmente duran entre 1 y 4 semanas. En la planificación del lanzamiento, el equipo prioriza las funciones y crea un trabajo pendiente, una lista priorizada de historias de usuarios o tareas.

Este trabajo pendiente se refina y actualiza continuamente a medida que surgen nuevos conocimientos. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de aplicaciones móviles podría priorizar funciones en función de los comentarios de los usuarios y las tendencias del mercado.

Ejecución del Sprint: durante cada sprint, el equipo de desarrollo trabaja en un conjunto de historias de usuarios priorizadas del trabajo pendiente.

El equipo decide qué historias pueden completar durante la duración del sprint y las divide en tareas más pequeñas. Se llevan a cabo reuniones diarias para discutir el progreso, los desafíos y coordinar esfuerzos.

El equipo entrega un incremento de producto potencialmente entregable al final de cada sprint. Por ejemplo, un equipo de desarrollo web podría completar tareas como diseñar interfaces de usuario, implementar funciones de backend y realizar pruebas durante un sprint. Retroalimentación e iteración continua: la metodología ágil enfatiza los ciclos de retroalimentación continua para garantizar que el producto cumpla con las expectativas del usuario.

Después de cada sprint, el equipo recopila comentarios de los usuarios, partes interesadas y métricas para evaluar el incremento del producto.

Esta retroalimentación informa la planificación del próximo sprint y ayuda al equipo a adaptar y mejorar el producto. Por ejemplo, un equipo de producto podría realizar pruebas de usabilidad, analizar datos de comportamiento del usuario y recopilar comentarios a través de encuestas o entrevistas con los usuarios.

Lanzamiento e Implementación: Una vez que el producto alcanza un nivel suficiente de madurez y cumple con los estándares de calidad deseados, se lanza al mercado. Los equipos ágiles tienen como objetivo ofrecer valor de manera temprana y frecuente, lo que permite un tiempo de comercialización más rápido.

Las prácticas de integración y despliegue continuos garantizan un proceso de lanzamiento sin problemas. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de software podría utilizar procesos de implementación y prueba automatizados para optimizar el proceso de lanzamiento e implementación.

Mantenimiento y soporte: el desarrollo de productos ágiles no finaliza después del lanzamiento inicial. El equipo continúa manteniendo y brindando soporte al producto, solucionando errores, agregando nuevas funciones e iterando según los comentarios de los usuarios.

Las actualizaciones y mejoras periódicas mantienen el producto relevante y competitivo en el mercado. Por ejemplo, un equipo de desarrollo de juegos móviles podría publicar actualizaciones periódicas con nuevos niveles, correcciones de errores y mejoras de rendimiento para mantener a los jugadores interesados.

En conclusión, el ciclo de vida del desarrollo de productos ágil ofrece un enfoque flexible e iterativo para la creación de productos. Permite a los equipos recopilar comentarios de forma temprana y frecuente, adaptarse a los requisitos cambiantes y ofrecer valor de forma incremental.

Al seguir las fases de descubrimiento de productos , planificación de lanzamientos, ejecución de sprints, retroalimentación e iteración continua, lanzamiento e implementación, y mantenimiento y soporte, los equipos ágiles pueden desarrollar de manera eficiente productos que satisfagan las necesidades de los usuarios e impulsen el éxito empresarial.

Ciclo de vida de desarrollo de productos ágil - Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos. Una de las historias de éxito más conocidas de la implementación ágil es Spotify.

El gigante del streaming de música adoptó la metodología Agile para mejorar su proceso de desarrollo de productos y fomentar la innovación. Al organizar sus equipos en equipos autónomos, cada uno con una misión y objetivos claros, Spotify pudo agilizar su proceso de toma de decisiones y aumentar la colaboración.

Este enfoque ágil les permitió iterar y lanzar nuevas funciones continuamente, lo que dio como resultado un producto altamente receptivo y centrado en el usuario.

Amazon, una de las empresas de comercio electrónico más grandes del mundo, es otro gran ejemplo de implementación ágil exitosa. Adoptan el principio ágil de enfoque en el cliente al utilizar los comentarios de los clientes como fuerza impulsora detrás del desarrollo de sus productos.

Los equipos ágiles de Amazon trabajan en grupos pequeños y multifuncionales, lo que garantiza una toma de decisiones rápida y reduce las dependencias. Este enfoque les permite ofrecer actualizaciones frecuentes, experimentar con nuevas funciones y responder rápidamente a las demandas del mercado.

La implementación de la metodología Agile requiere una planificación y ejecución cuidadosas. A continuación se ofrecen algunos consejos para garantizar una adopción exitosa :.

Comience con un proyecto piloto: comience seleccionando un pequeño proyecto o equipo para probar las prácticas ágiles. Esto le permite identificar desafíos potenciales y perfeccionar su enfoque antes de ampliarlo a toda la organización.

Fomentar una cultura de colaboración: la metodología ágil prospera en un entorno donde se fomenta la colaboración y la comunicación. Cree equipos multifuncionales que promuevan el intercambio de conocimientos y capaciten a los miembros del equipo para que se apropien de su trabajo.

Adopte la mejora continua: Agile se trata de adaptarse y mejorar. Revise y reflexione periódicamente sobre sus procesos para identificar áreas de mejora. Fomente la retroalimentación de los miembros del equipo y las partes interesadas para impulsar el aprendizaje y el crecimiento continuo.

Zappos, el minorista de ropa y calzado en línea, se embarcó en una transformación ágil para mejorar su proceso de desarrollo de productos. Al adoptar prácticas ágiles, Zappos mejoró su tiempo de comercialización, redujo el desperdicio y aumentó la satisfacción del cliente.

Implementaron reuniones diarias, tableros de gestión visual y adoptaron una cultura de experimentación y aprendizaje. Esta transformación ágil permitió a Zappos responder rápidamente a las tendencias del mercado y ofrecer productos de alta calidad a sus clientes. Salesforce, una plataforma crm líder basada en la nube , adoptó la metodología Agile para acelerar sus ciclos de desarrollo de productos.

Implementaron Scrum, un marco ágil popular, y capacitaron a sus equipos para tomar decisiones rápidas y priorizar las necesidades de los clientes. Al dividir los proyectos en sprints manejables, Salesforce pudo ofrecer valor incremental a sus clientes y responder a las demandas cambiantes del mercado de manera efectiva.

La incorporación de la metodología Agile en el desarrollo de productos ha demostrado ser un punto de inflexión para numerosas organizaciones. Al adoptar prácticas ágiles, empresas como Spotify, Amazon, Zappos y Salesforce han sido testigos de una mejor colaboración, una mayor satisfacción del cliente y una mayor innovación.

Recuerde, una implementación ágil exitosa requiere un compromiso con la mejora continua, una cultura de colaboración y la voluntad de adaptarse a las circunstancias cambiantes. Implementación exitosa de la metodología ágil - Uso de metodologia agil para el desarrollo eficiente de productos.

Falta de documentación: Uno de los desafíos que suelen enfrentar las organizaciones al adoptar la metodología Agile es la falta de documentación completa. Agile prioriza el software funcional sobre la documentación completa, lo que a veces puede provocar una falta de claridad y comprensión entre los miembros del equipo.

Sin la documentación adecuada, a los nuevos miembros del equipo les resulta difícil incorporarse rápidamente y también puede resultar complicado mantener una comprensión compartida de los objetivos y requisitos del proyecto. Para superar este desafío, es crucial lograr un equilibrio entre la documentación y los principios ágiles.

La creación de documentación ligera, como historias de usuarios, criterios de aceptación y especificaciones técnicas, puede ayudar a garantizar que todos estén en sintonía y al mismo tiempo mantener la agilidad del proceso de desarrollo.

plazos poco realistas : la metodología ágil promueve el desarrollo iterativo y la mejora continua, lo que a veces puede resultar en una sobreestimación o subestimación de los cronogramas del proyecto. Las partes interesadas y los clientes pueden tener altas expectativas de tiempos de respuesta rápidos, lo que genera plazos poco realistas que ejercen una presión innecesaria sobre el equipo de desarrollo.

Por otro lado, los miembros del equipo pueden subestimar el esfuerzo necesario para determinadas tareas, lo que provoca retrasos e incumplimiento de plazos. Para abordar este desafío, es esencial involucrar a todas las partes interesadas en el proceso de planificación del proyecto y establecer expectativas realistas.

reevaluar y ajustar periódicamente los cronogramas en función de la velocidad y la capacidad del equipo puede ayudar a garantizar que los proyectos se mantengan encaminados y eviten estrés innecesario.

resistencia al cambio : la metodología ágil requiere un cambio de mentalidad significativo, tanto para el equipo de desarrollo como para las partes interesadas. La resistencia al cambio puede obstaculizar la implementación exitosa de prácticas ágiles.

Algumas Programw adotadas são expandir a amplitude do controle, achatar Ágli estrutura, trabalhar em equipe, reduzir a formalização e Reconpensas Caídas de premios sorprendentes autonomia aos Triunfos en competencias de cocina ROBBINS, ROBBINS, S. Fonte: dados primários Segundo Souza Provrama, Santos e Rscompensasa cultura corporativa é um conjunto de regras não escritas, modelos mentais, crenças e suposições, relações de causa e efeito, linguagem, sinais e estórias. Este enfoque les permitió mantenerse por delante de la competencia y mejorar continuamente su producto. La incorporación de la metodología Agile en el desarrollo de productos ha demostrado ser un punto de inflexión para numerosas organizaciones. Boa matéria, sou um adepto do Kanban para atividades fora da

Video

SAFe PI Planning or Program Increment

Related Post

3 thoughts on “Programa de Recompensas Ágil”

Добавить комментарий

Ваш e-mail не будет опубликован. Обязательные поля помечены *